09 de novembro: Parabéns a todos os clubes esportivos e sociais mineiros pelo seu dia

Publicado em 09/11/2017 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Hoje, dia 09 de novembro, é comemorado o Dia Nacional dos Clubes Esportivos Sociais. A data definida pela Lei Federal 12.333, de 15 de setembro de 2010 demonstra a representatividade e o reconhecimento do segmento clubístico perante a sociedade, enquanto formadores de atletas olímpicos e paralímpicos e promotores do lazer e da recreação.

Conforme estudo da Confederação Brasileira de Clubes (CBC), dos 19 pódios obtidos na Rio 2016, 17 foram conquistados por atletas que tiveram formação esportiva em clubes. Ainda segundo o levantamento, dos 465 membros da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos, 390 foram formados em clubes, ou seja, 84% do total.

fenaclubes

Ao todo, 135 agremiações tiveram representantes nas Olimpíadas do Rio. O Esporte Clube Pinheiros, com 62 atletas, o Minas Tênis Clube, com 15 e o Clube de Regatas do Flamengo, com 11, foram os clubes que mais formaram esportistas neste ciclo olímpico. Para além do esporte de alto rendimento, os clubes também oferecem atividades de lazer e culturais.  

Promovido pela Confederação Nacional dos Clubes (Fenaclubes), o Congresso Brasileiro de Clubes, realizado no último fim de semana, nos dias 03 e 04 de  novembro no Hotel Windsor, no Rio de Janeiro, teve como objetivo debater a excelência da gestão de clubes através da integração e troca de conhecimentos, contou com a presenta de dirigentes de diversos clubes brasileiros, dentre eles representantes de Minas Gerais.

Minas em destaque 

Anualmente, durante o Congresso é realizado o Prêmio Fenaclubes.  Considerado o “Oscar” do segmento clubístico, a premiação tem como objetivo premiar o Clube Destaque do Ano no desenvolvimento de suas atividades sociais, esportivas, culturais e de comunicação, além do Presidente do Ano pela excelência de sua gestão no Clube.

Conheça os demais homenageados da noite

Representando Minas Gerais, o Minas Tênis Clube foi premiado  e o Pampulha Iate Clube (PIC) recebeu homenagem.

O Minas, por ser destaque cultural em Belo Horizonte com mais de 60 mil visitantes nas galerias de arte e mais de 500 mil espectadores no teatro, além de ações voltadas para memória, livros, filmes e letras.

Fundado em 15 de novembro de 1935, o clube  é considerado uma das maiores e mais importantes instituições sociodesportivas e culturais do país e realiza amplo trabalho nas divisões de base. O Minas conta ainda com cerca de mil atletas federados, em equipes competitivas de todas as categorias, em oito esportes olímpicos.  Além disso, a instituição oferece cursos esportivos em 23 modalidades, somando cerca de 18 mil alunos.

Já o Pampulha Iate Clube foi homenageado na categoria “Casos de Sucesso” pela criação de  galeria de arte com a finalidade de realizar exposições de sócios artistas novos e consagrados. O clube, fundado na década de 60, foi planejado por Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Cândido Portinari.

Boas práticas: Prefeitura e Clubes unidos para fomentar o esporte

Em Belo Horizonte, o incentivo à prática esportiva se transforma em isenção do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Isso graças ao programa Esporte para Todos, que dá desconto de até 30% no tributo de entidades esportivas ou recreativas que abrem as instalações a crianças e adolescentes que não têm condição socioeconômica para se tornarem sócios dos clubes. Aproximadamente 2.500 crianças e adolescentes são beneficiadas pelo Esporte para Todos.

O Observatório do Esporte parabeniza especialmente a todos os clubes desportivos e sociais  pelos serviços prestados com excelência no fomento ao esporte em todo o Estado.

Observatório do Esporte de Minas Gerais

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Comentários estão fechados

Videoteca

Atleta mineiro participa de ação com Comitê Brasileiro de Clubes com foco nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 Atleta mineiro participa de ação com Comitê Brasileiro de Clubes com foco nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020

22/11 Atleta mineiro participa de ação com Comitê Brasileiro de Clubes com foco nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020