15 de novembro: Dia do Esporte Amador

Publicado em 15/11/2017 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Atleta amador é aquela pessoa que pratica qualquer esporte por prazer. Não apenas isso, uma pessoa que se desdobra para ter uma atividade física inserida em seu cotidiano, seja correndo, pedalando, nadando ou se exercitando, ganha também inúmeros benefícios físicos e mentais. E hoje, 15 de novembro, esses atletas recebem sua homenagem celebrando o Dia do Esporte Amador.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, é considerado um atleta amador, o indivíduo que pratica alguma atividade física pelo menos três vezes por semana, em seu tempo livre, com duração mínima de 30 minutos. Mas, há também um grupo de atletas amadores que levam sua prática diária a um patamar quase profissional.

Este é o caso do maratonista José Lourenço, que aos 69 anos treina de quatro a cinco vezes por semana. “Nas corridas é comum ter três tipos de pelotões na hora da largada. Primeira saem os profissionais, na sequência os atletas amadores, que é onde eu largo, e por fim o pessoal do pelotão popular. Isso é feito, para separar um pouco as pessoas que tem objetivos que vão além de apenas completar as provas”, explica seu José.

Com a experiência obtida nos mais de 30 anos disputando provas de 42 quilômetros, seu José acredita que o esporte amador deveria ser visto com a mesma importância da saúde e da educação. “Esporte é saúde e deveria ser prioridade para todos. A prática esportiva feita com seriedade, salva muitas vidas, por isso, ao meu ver, o esporte amador é muito mais importante que o profissional, pois não há um limite para ninguém praticá-lo”, afirma.

Mas não basta apenas paixão e proatividade para que a prática de uma atividade esportiva seja feita de forma saudável. Para que o esporte faça bem ao corpo e mente de uma pessoa, é preciso o acompanhamento de um profissional.

Só que mesmo com tantos benefícios, o número de pessoas que praticam esporte com regularidade no Brasil é muito baixo. Segundo uma pesquisa realizada pelo governo federal no final de 2015, quase metade da população brasileira é sedentária. A pesquisa “Diagnóstico Nacional do Esporte” mostra que 54,1% dos brasileiros realizam atividades físicas, enquanto 45,9% admitem que estão parados. Os resultados também indicaram que 80,4% dos sedentários reconhecem que estão sujeitos a riscos à saúde. Destes, a grande maioria (69,9%) alega falta de tempo.

Ainda segundo os dados da pesquisa, Minas Gerais se destaca como o estado do Sudeste onde mais se pratica atividade física, mesmo tendo 60% de pessoas consideradas sedentárias. Entre as pessoas que moram em Minas Gerais e têm idade superior a 15 anos, 40% praticam esporte ou atividade física, superando assim à média do Sudeste (37,5%) e a nacional (37,9%). Entre as pessoas que praticam alguma atividade física, 53,1% eram homens, enquanto 46,9% eram do sexo feminino.

O Observatório do Esporte de Minas Gerais parabeniza a todos os atletas.

Fonte: Asscom Secretaria de Estado de Esportes [adaptado] Disponível em: https://goo.gl/aVzP7p  acesso em 13 de novembro de 2017

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Comentários estão fechados

Videoteca

#EsporteSemAssédio – Conheça campanha do Ministério do Esporte #EsporteSemAssédio – Conheça campanha do Ministério do Esporte

09/04 #EsporteSemAssédio – Conheça campanha do Ministério do Esporte