Atualizações   •   Grupos   •   Artigos   •   ICMS Esportivo

Confira cinco dicas de gestão financeira para sua academia decolar

Publicado em 06/03/2017 por

Imprimir Salvar em PDF Envie para um amigo por email

Foto: Getty Images

A gestão financeira faz parte da vida de toda e qualquer empresa, constituindo-se em um dos alicerces de todo o restante da estratégia empresarial. É por meio do setor financeiro que se pode verificar a saúde da empresa, prever seu crescimento e sonhar com o futuro, já que, hoje em dia, sem dinheiro não se consegue fazer muita coisa, não é mesmo?

E para o ramo das academias é a mesma coisa, mas a estratégia em geral é um pouquinho diferente, já que cada nicho de mercado tem suas peculiaridades. Se você não tem os conhecimentos necessários para fazer esses controles adequadamente, selecionamos neste post, 5 segredos de gestão financeira para sua academia decolar de uma vez por todas! Ficou curioso? Então acompanhe:

Conheça os custos totais do negócio

Você investiu em um local, nos equipamentos, no pessoal e em toda uma estrutura de apoio para sua academia, correto? Mas você sabia que, no seu custo mensal, devem ser considerados, por exemplo, os valores de depreciação dos equipamentos, os valores relativos à manutenção e os encargos trabalhistas da sua equipe?

Saiba então, desde já, que tudo isso está relacionado à gestão financeira para sua academia, pois impacta diretamente nos custos do negócio. Sem saber esses custos fica difícil estabelecer um valor justo de mensalidade, aí está sua tarefa inicial!

Entenda que a academia é um negócio sazonal

A sazonalidade é um fator super importante a ser considerado na gestão financeira para sua academia, pois se reflete nos seus ganhos mensais. Os meses de maior movimento das academias são os meses de calor, quando as pessoas estão mais motivadas a cuidar de sua saúde e de seu corpo. Já no inverno, o contexto muda bastante, sendo que muitos clientes deixam de frequentar o espaço, reduzindo seu faturamento.
Tendo em mente quais são os meses de maior fluxo, você pode planejar a gestão financeira para sua academia de maneira bem mais eficaz, prevendo a queda de entradas durante determinados meses a fim de manter seu balanço financeiro estável ao longo de todo o ano.

Tente reduzir a rotatividade dos clientes

Uma promoção, uma nova modalidade de treino, indicação de amigos: existem muitos motivos para que os alunos da sua academia deixem de frequentá-la para passarem para a concorrência. Isso é a tal rotatividade. Quanto mais entradas e saídas de alunos sua academia tiver, maior será o desequilíbrio no seu fluxo de caixa e, consequentemente, você terá maiores dificuldades em fazer a gestão financeira para sua academia decolar. É preciso, assim, investir em ações de fidelização de clientes.

Mantenha o fluxo de caixa sob controle

O fluxo de caixa é o controle das entradas e saídas da sua academia, ou seja, receitas e despesas. Manter a gestão financeira para sua academia em ordem significa, acima de tudo, controlar o fluxo de caixa com atenção, fazendo previsões e confrontando o montante previsto com o efetivamente realizado.

Quando se tem o fluxo de caixa sob total controle, evita prejuízos, atrasos e penalizações por falta de dinheiro em caixa para honrar seus pagamentos. Além do mais, você passa a poder prever futuras ampliações, manutenções e até mesmo a abertura de uma nova filial. Já imaginou?

Agilize os pagamentos usando boletos

Nem sempre as pessoas vão à academia munidas de carteira, dinheiro ou mesmo cartões. Assim, para facilitar o pagamento em dia das mensalidades e melhorar a gestão financeira para sua academia, ofereça a possibilidade de os alunos realizarem os pagamentos por meio de boletos.

Rápidos, fáceis e extremamente seguros, os boletos podem ser agendados previamente, pagos por meio de internet banking, caixas automáticos ou até em alguns supermercados e casas lotéricas, facilitando tanto a vida do seu cliente como a sua, que fica com uma gestão financeira para academia mais automatizada e preparada para as exigências do mercado. Além disso, uma plataforma de emissões de boleto permite que você acompanhe os pagamentos e o número de inadimplentes de forma automática.

Fonte: Sabrina Carvalho / Gerencianet

Comentários estão fechados

Vídeos

Exercício no frio faz mal? Exercício no frio faz mal?

07/07 Exercício no frio faz mal?

ABC do ESPORTE – VÔLEI FEMININO ABC do ESPORTE – VÔLEI FEMININO

28/06 ABC do ESPORTE – VÔLEI FEMININO

Aprenda a ensinar: Badminton Aprenda a ensinar: Badminton

22/06 Aprenda a ensinar: Badminton

Saúde Mental e Esporte Paralímpico: da Inclusão ao Alto Rendimento Saúde Mental e Esporte Paralímpico: da Inclusão ao Alto Rendimento

14/06 Saúde Mental e Esporte Paralímpico: da Inclusão ao Alto Rendimento

Treino em qualquer lugar: exercícios rápidos e eficientes Treino em qualquer lugar: exercícios rápidos e eficientes

12/06 Treino em qualquer lugar: exercícios rápidos e eficientes

Série Aprenda a Ensinar: Judô Série Aprenda a Ensinar: Judô

01/06 Série Aprenda a Ensinar: Judô

Aprenda a Ensinar: ginástica artística – Transforma Rio 2016 Aprenda a Ensinar: ginástica artística – Transforma Rio 2016

25/05 Aprenda a Ensinar: ginástica artística – Transforma Rio 2016

VIDEODICAS | JP VERGUEIRO | TODOS POR UM: ONGs CAPTANDO JUNTAS VIDEODICAS | JP VERGUEIRO | TODOS POR UM: ONGs CAPTANDO JUNTAS

05/05 VIDEODICAS | JP VERGUEIRO | TODOS POR UM: ONGs CAPTANDO JUNTAS

Desenvolvido por Softbis