Atualizações   •   Grupos   •   Artigos   •   ICMS Esportivo

Confira dicas simples para acelerar na corrida sem se lesionar

Publicado em 13/03/2017 por

Imprimir Salvar em PDF Envie para um amigo por email

(Foto: Getty Images)

Você sabia que não é preciso abdicar de muita coisa para evoluir no esporte? Alguns exercícios simples podem ajudá-lo a acelerar na corrida sem lesão. Veja abaixo algumas dicas para correr sem se machucar:

Comece devagar

Faça alongamento ativo isolado em cada músculo, por 10 minutos por dia, seguido de liberação miofascial. Isso irá ajudá-lo a fugir de lesões. O alongamento isolado é uma forma dinâmica de aumentar a flexibilidade ao focar em um grupo muscular de cada vez, contraindo os músculos opostos aos que estão sendo alongados.

Yoga

Uma prática rápida de yoga que tenha como foco “abrir” os quadris e melhorar a movimentação dos tornozelos é benéfica. Não se esqueça de que nosso corpo precisa ter uma boa mobilidade, de forma global, mas essas áreas específicas são muito castigadas durante a corrida e vale o cuidado extra.

Rotinas de aquecimento com exercícios de sprint

Invista em treinos de tiro curtos (20 a 30 segundos) seguidos de saltos com o joelho na barriga, mountain-climb, afundo e avanço de pernas. São alguns dos melhores exercícios funcionais para acelerar na corrida e ganhar força.  (Confira os exercícios educativos para correr melhor).
Tudo isso é bem simples de fazer e vai lhe ajudar a fortalecer músculos e proteger as articulações para mover-se corretamente enquanto corre, prevenindo lesões e melhorando seu rendimento na corrida de rua.
A corrida exige muito das articulações, ainda mais quando o atleta começa a aumentar a quilometragem com o corpo com restrição de movimentos. Isso pode aumentar o risco de lesão tão logo se aumente a rodagem.

Porém, se investir 10 minutos diários, seis vezes por semana, com essas dicas, a mudança no padrão do movimento será perceptível logo após as primeiras semanas: a forma vai ser maior e você vai se sentir mais rápido e terá menor custo energético para o seu corpo. Ou seja, vai ser mais fácil correr.

Fonte: Ativo.com

Comentários estão fechados

Vídeos

Exercício no frio faz mal? Exercício no frio faz mal?

07/07 Exercício no frio faz mal?

ABC do ESPORTE – VÔLEI FEMININO ABC do ESPORTE – VÔLEI FEMININO

28/06 ABC do ESPORTE – VÔLEI FEMININO

Aprenda a ensinar: Badminton Aprenda a ensinar: Badminton

22/06 Aprenda a ensinar: Badminton

Saúde Mental e Esporte Paralímpico: da Inclusão ao Alto Rendimento Saúde Mental e Esporte Paralímpico: da Inclusão ao Alto Rendimento

14/06 Saúde Mental e Esporte Paralímpico: da Inclusão ao Alto Rendimento

Treino em qualquer lugar: exercícios rápidos e eficientes Treino em qualquer lugar: exercícios rápidos e eficientes

12/06 Treino em qualquer lugar: exercícios rápidos e eficientes

Série Aprenda a Ensinar: Judô Série Aprenda a Ensinar: Judô

01/06 Série Aprenda a Ensinar: Judô

Aprenda a Ensinar: ginástica artística – Transforma Rio 2016 Aprenda a Ensinar: ginástica artística – Transforma Rio 2016

25/05 Aprenda a Ensinar: ginástica artística – Transforma Rio 2016

VIDEODICAS | JP VERGUEIRO | TODOS POR UM: ONGs CAPTANDO JUNTAS VIDEODICAS | JP VERGUEIRO | TODOS POR UM: ONGs CAPTANDO JUNTAS

05/05 VIDEODICAS | JP VERGUEIRO | TODOS POR UM: ONGs CAPTANDO JUNTAS

Desenvolvido por Softbis