Atualizações   •   Grupos   •   Artigos   •   ICMS Esportivo

Marketing Esportivo: conheça este mercado que cresce cada dia mais

Publicado em 09/03/2017 por

Imprimir Salvar em PDF Envie para um amigo por email

(Foto: Getty Images)

O mundo está passando por transformações que têm contribuído para o crescimento das empresas e, consequentemente, para o aumento da competitividade entre elas. Essas mudanças foram importantes, também, para que diversos setores da economia se reinventassem e buscassem por inovação, tanto em produtos e serviços, quanto em comunicação e canais de relacionamento com seu público.

O esporte é um desses setores que tem passado por transformações, principalmente pela quantidade de dinheiro que este mercado movimenta. O Marketing Esportivo, sobretudo, é o principal responsável por isso. Não somente as marcas esportivas, mas também as de outros segmentos têm investido no patrocínio de atletas que, hoje, já se tornaram ídolos não somente para amantes do esporte, como para outras pessoas. Neymar e Pelé, por exemplo, são umas das personalidades mais conhecidas do País.

Um exemplo bem interessante para ilustrar a importância do Marketing Esportivo é o caso do patrocínio do jogador americano de basquete, LeBron James, que fechou um contrato de 44 anos com a marca esportiva Nike“Nós podemos confirmar que fechamos uma relação para toda a vida com LeBron. Nós construímos uma relação forte de negócios ao longo dos últimos 12 anos e vemos potencial para crescer ainda mais durante a carreira dele e mesmo depois”, disse a marca em comunicado.

Ou seja, quando uma marca decide patrocinar um atleta,  procura muito mais do que um modelo para uma campanha. É preciso que ele compartilhe dos valores da marca e seja, de fato, um embaixador dela. Quando isso não acontece, é possível que a marca opte por retirar o patrocínio, como foi o caso do nadador americano Thomas Lochte, que se envolveu em uma polêmica durante sua passagem pela Olimpíada Rio 2016, perdendo seus quatro patrocinadores.

Mas, hoje, o patrocínio não é a única forma de se fazer Marketing Esportivo. Os grandes clubes, principalmente os de futebol, passaram a investir em outros formatos para envolver cada vez mais os torcedores e, assim, atrair mais receita.

O mercado de OTT (Over The Top), que se refere à entrega de conteúdo audiovisual e de outras mídias, por meio da internet, tem expandido cada vez mais. Somente no ano passado esse  mercado movimentou cerca de US$ 6.3 bilhões e a previsão é que, em 2020, esse valor chegue a US$ 13.7 bilhões. Essa expansão atraiu os olhares dos clubes de futebol, que decidiram entrar em um mercado novo e explorar de forma diferente o Marketing Esportivo.

O Benfica, de Portugal, e o Manchester United, da Inglaterra, criaram Web TVs com conteúdo exclusivo para assinantes e se tornaram, portanto, pioneiros neste mercado. Aqui no Brasil, o Marketing Esportivo, que é utilizado, em sua maioria, para o futebol, ainda caminha a passos pequenos.

Fonte: Júlia Costa/SambaTech

Comentários estão fechados

Vídeos

Aprenda a Ensinar: ginástica artística – Transforma Rio 2016 Aprenda a Ensinar: ginástica artística – Transforma Rio 2016

25/05 Aprenda a Ensinar: ginástica artística – Transforma Rio 2016

VIDEODICAS | JP VERGUEIRO | TODOS POR UM: ONGs CAPTANDO JUNTAS VIDEODICAS | JP VERGUEIRO | TODOS POR UM: ONGs CAPTANDO JUNTAS

05/05 VIDEODICAS | JP VERGUEIRO | TODOS POR UM: ONGs CAPTANDO JUNTAS

KUNG FU – ABC DO ESPORTE KUNG FU – ABC DO ESPORTE

19/04 KUNG FU – ABC DO ESPORTE

Treino para a terceira idade: exercícios simples Treino para a terceira idade: exercícios simples

12/04 Treino para a terceira idade: exercícios simples

TV Assembleia – Site amplia divulgação de políticas públicas, como a Lei de Incentivo ao Esporte TV Assembleia – Site amplia divulgação de políticas públicas, como a Lei de Incentivo ao Esporte

07/04 TV Assembleia – Site amplia divulgação de políticas públicas, como a Lei de Incentivo ao Esporte

Campanha #JogoLimpo – Rafaela Silva (Campeã Olímpica de Judô) Campanha #JogoLimpo – Rafaela Silva (Campeã Olímpica de Judô)

29/03 Campanha #JogoLimpo – Rafaela Silva (Campeã Olímpica de Judô)

Secretário Ricardo Sapi explica sobre a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte Secretário Ricardo Sapi explica sobre a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte

22/03 Secretário Ricardo Sapi explica sobre a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte

Campanha #JogoLimpo – Gabriel Medina Campanha #JogoLimpo – Gabriel Medina

15/03 Campanha #JogoLimpo – Gabriel Medina

Desenvolvido por Softbis