Atualizações   •   Grupos   •   Artigos   •   ICMS Esportivo

O segredo da boa administração financeira nas academias

Publicado em 16/03/2017 por

Imprimir Salvar em PDF Envie para um amigo por email

(Foto: Shutterstock)

Diante da competitividade do mercado, as empresas precisam contar com uma administração financeira apurada e confiável para sobreviver. Mesmo assim, ainda existem aquelas que insistem em atuar sem uma importante e básica ferramenta de controle: o fluxo de caixa.

O instrumento tem o objetivo de monitorar a movimentação financeira, as entradas e as saídas de recursos de determinado período de uma organização. É um facilitador de gestão, pois permite a projeção de um cenário financeiro com todos os pagamentos, recebimentos e o saldo disponível para o momento.

A ferramenta é necessária quando a empresa está crescendo e aumentando suas atividades e indispensável no momento em que apresenta prejuízo, pois permite a visualização de problemas que estão provocando o saldo negativo.

Para o perfeito alinhamento do fluxo de caixa, deve existir um relacionamento direto entre o administrador financeiro e os demais departamentos da organização para que ele saiba das saídas de caixa necessárias para cada departamento e programe os pagamentos.

No caso de academias, devido a grande parte de sua receita ser proveniente de mensalidades de seus frequentadores, torna-se mais prático o controle dos recebíveis, já que as entradas de recursos geralmente se mantêm de um mês para outro, com variações apenas de conquistas de novos mensalistas ou perdas de clientes. Ou seja, em relação a outros setores, pode-se ter uma visualização mais segura de contas a receber.

Para manter a eficácia, é importante que o relatório de fluxo de caixa tenha periodicidade diária, semanal, quinzenal ou mensal. O intervalo varia conforme as necessidades do negócio. Fato é que toda empresa precisa contar com essa ferramenta para controlar seus saldos financeiros, ou vai enfrentar o mercado no escuro.

Fonte: Eduardo Senhem Ferro / Blog Fitness Brasil

Comentários estão fechados

Vídeos

Exercício no frio faz mal? Exercício no frio faz mal?

07/07 Exercício no frio faz mal?

ABC do ESPORTE – VÔLEI FEMININO ABC do ESPORTE – VÔLEI FEMININO

28/06 ABC do ESPORTE – VÔLEI FEMININO

Aprenda a ensinar: Badminton Aprenda a ensinar: Badminton

22/06 Aprenda a ensinar: Badminton

Saúde Mental e Esporte Paralímpico: da Inclusão ao Alto Rendimento Saúde Mental e Esporte Paralímpico: da Inclusão ao Alto Rendimento

14/06 Saúde Mental e Esporte Paralímpico: da Inclusão ao Alto Rendimento

Treino em qualquer lugar: exercícios rápidos e eficientes Treino em qualquer lugar: exercícios rápidos e eficientes

12/06 Treino em qualquer lugar: exercícios rápidos e eficientes

Série Aprenda a Ensinar: Judô Série Aprenda a Ensinar: Judô

01/06 Série Aprenda a Ensinar: Judô

Aprenda a Ensinar: ginástica artística – Transforma Rio 2016 Aprenda a Ensinar: ginástica artística – Transforma Rio 2016

25/05 Aprenda a Ensinar: ginástica artística – Transforma Rio 2016

VIDEODICAS | JP VERGUEIRO | TODOS POR UM: ONGs CAPTANDO JUNTAS VIDEODICAS | JP VERGUEIRO | TODOS POR UM: ONGs CAPTANDO JUNTAS

05/05 VIDEODICAS | JP VERGUEIRO | TODOS POR UM: ONGs CAPTANDO JUNTAS

Desenvolvido por Softbis