Atualizações   •   Grupos   •   Artigos   •   ICMS Esportivo

Prós e contras da cadeira abdominal

Publicado em 01/03/2017 por

Imprimir Salvar em PDF Envie para um amigo por email

(Foto: Shuttershock)

A cadeira abdominal promete eliminar a tensão nas costas e no pescoço e ainda dobrar os benefícios na metade do tempo. Mas será que realmente funciona? Entenda como funciona o aparelho.

Mecanismo da cadeira abdominal

A cadeira abdominal é um produto fitness que tem sido amplamente vendido em uma variedade de modelos. Em resumo, ela permite fazer abdominais com suporte para costas e pescoço.

As propagadas costumam mostrar modelos com abdômen perfeito e um sorriso sempre presente no rosto, mas é claro que a realidade é um pouco mais complicada. Parecida com uma cadeira de camping, ela possui apoio para os pés e uma barra para segurar com as mãos.

Para usar o modelo, basta sentar e inclinar o corpo para trás, já que o equipamento mantém o alinhamento. As mãos devem ser colocadas sobre os apoios de braço ou ombro e os pés no descanso.

A parte da cadeira que apoia o seu tronco permite que você faça um movimento com maior amplitude do que conseguiria no chão. Entretanto, isso pode não ser adequado para todos, porque coloca pressão adicional sobre a parte inferior das costas. Ou seja, verifique com seu médico antes de fazer.

Há ainda outros tantos exercícios possíveis. Grande parte dos aparelhos costuma vir com um vídeo ou guia, explicando as possibilidades de treino. Para os novatos que não se exercitam há anos, o ideal é começar aos poucos.

Prós e contras do método

A cadeira abdominal realmente ajuda a flexionar o abdômen, mas não é uma boa alternativa para eliminar gordura da barriga. Para isso, são necessários exercícios de alta intensidade, que realmente queimem calorias, além de uma dieta equilibrada.

Vale lembrar os movimentos feitos na máquina são capazes de causar desequilíbrios musculares nas pernas. Como alternativa para trabalhar os flexores do quadril, um estudo da San Diego State University, dos Estados Unidos, sugere fazer movimentos de bicicleta no chão.

Para pessoas que não gostam de flexões que esticam costas e pescoço, por outro lado, o aparelho torna tudo mais fácil. No entanto, o exercício costuma ser menos eficaz que o convencional.

É que a cadeira faz parte do trabalho para você – enquanto os exercícios tradicionais exigem o máximo do seu corpo. Não bastasse isso, elas podem custar caro e ocupar espaço considerável em sua casa.

Em outras palavras, esse aparelho é uma excelente forma de manter uma rotina de movimentos. Porém, sozinho ele não dá conta de tudo. No fim de contas, é a sua disciplina que vai fazer a diferença.

Fonte: Nortão

Comentários estão fechados

Vídeos

Exercício no frio faz mal? Exercício no frio faz mal?

07/07 Exercício no frio faz mal?

ABC do ESPORTE – VÔLEI FEMININO ABC do ESPORTE – VÔLEI FEMININO

28/06 ABC do ESPORTE – VÔLEI FEMININO

Aprenda a ensinar: Badminton Aprenda a ensinar: Badminton

22/06 Aprenda a ensinar: Badminton

Saúde Mental e Esporte Paralímpico: da Inclusão ao Alto Rendimento Saúde Mental e Esporte Paralímpico: da Inclusão ao Alto Rendimento

14/06 Saúde Mental e Esporte Paralímpico: da Inclusão ao Alto Rendimento

Treino em qualquer lugar: exercícios rápidos e eficientes Treino em qualquer lugar: exercícios rápidos e eficientes

12/06 Treino em qualquer lugar: exercícios rápidos e eficientes

Série Aprenda a Ensinar: Judô Série Aprenda a Ensinar: Judô

01/06 Série Aprenda a Ensinar: Judô

Aprenda a Ensinar: ginástica artística – Transforma Rio 2016 Aprenda a Ensinar: ginástica artística – Transforma Rio 2016

25/05 Aprenda a Ensinar: ginástica artística – Transforma Rio 2016

VIDEODICAS | JP VERGUEIRO | TODOS POR UM: ONGs CAPTANDO JUNTAS VIDEODICAS | JP VERGUEIRO | TODOS POR UM: ONGs CAPTANDO JUNTAS

05/05 VIDEODICAS | JP VERGUEIRO | TODOS POR UM: ONGs CAPTANDO JUNTAS

Desenvolvido por Softbis