Atualizações   •   Grupos   •   Artigos   •   ICMS Esportivo

Escolinha de Futebol de Santa Maria da Cruz vence VII Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal da AMM

Publicado em 12/05/2017 por

Imprimir Salvar em PDF Envie para um amigo por email

Aconteceu de 9 a 11 de maio de 2017, no Expominas, em Belo Horizonte, o 34° Congresso Mineiro de Municípios, com o objetivo de promover o debate dos desafios da gestão municipal, qualificar gestores e servidores públicos, apontar problemas vivenciados pela administração pública municipal e discutir soluções viáveis para estas questões eram algumas das propostas. Nesse sentido, ao longo dos três dias de debates foram apresentadas oportunidades de melhoria da qualidade dos serviços públicos oferecidos à sociedade e informações para fomentar o compartilhamento de conhecimento de processos e procedimentos de políticas públicas com foco na qualidade de vida da população.

Os melhores projetos desenvolvidos pelas prefeituras mineiras foram premiados durante o evento. Vencedores das categorias do VII Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal viram suas iniciativas inovadoras serem reconhecidas e apontadas como exemplos para outras cidades. O prêmio incentiva as administrações a empreender, transformando os projetos bem sucedidos em mecanismos para uma gestão moderna, contribuindo com o desenvolvimento municipal.

Promovido pela Associação Mineira dos Municípios (AMM), a premiação tem como objetivo impulsionar a eficiência na gestão pública, por meio de novas experiências modernas e inovadoras.

Os finalistas do Prêmio foram: no Eixo Ambiental e Economia: São Tomé das Letras, Ouro Branco e Andradas; no Eixo Administrativo: Bom Despacho, Camanducaia e Pedras de Maria da Cruz; no Eixo Saúde: Andradas, Baldim, Bom Despacho; no Eixo Social: Andradas, Santa Bárbara, Pedras de Maria da Cruz; no Eixo Educação: Andradas, Santa Bárbara e Uberaba.

Fotos: Ascom AMM e João Novais

O programa vencedor na categoria Social foi Pedras de Maria da Cruz, com o projeto de uma escolinha de futebol contra a evasão escolar e inclusão social. A Escolinha de Futebol Esporte e Cidadania é realizada no município, sendo totalmente financiada prefeitura local. Atualmente, são atendidos pela iniciativa 110 crianças e adolescentes de 07 a 17 anos.

Já o município de Baldim foi mencionado pelo desenvolvimento do Lian Gong em 18 Terapias para o público da terceira idade. Lian gong em 18 terapias, tem por objetivo prevenir e tratar as dores no corpo e restaurar a sua movimentação natural.

Conquistar o reconhecimento, por meio do “Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Pública Municipal”, significa destacar entre os municípios participantes de um ciclo de premiação aqueles que evidenciam melhoria gerencial rumo à inovação, à redução de custos, à qualidade dos serviços e à satisfação do cidadão, com o objetivo de valorizar esses projetos e ideias.

O Prêmio visa mostrar que é possível empreender no âmbito público municipal, transformando os projetos bem-sucedidos de políticas públicas em mecanismos para uma gestão moderna, voltada para resultados efetivos, contribuindo com o desenvolvimento municipal e na qualidade de vida dos cidadãos.

Programas de fomento e incentivo ao esporte

Durante o Congresso palestras sobre os mecanismos da Secretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais (SEESP) integraram a programação. O ICMS Esportivo e o Fundo Municipal de Esportes foram dois temas abordados que despertaram o interesse de inúmeros municípios que além de obterem informações, puderam esclarecer dúvidas sobre a criação e gestão dos conselhos municipais de esportes e sobre os passos mínimos para a criação e ativação de um Fundo Municipal de Esportes, mecanismo que busca fomentar a prática esportiva nos municípios ao garantir a captação, gestão e aplicação de recursos financeiros para as políticas municipais do esporte e lazer.

Foto: AMM

O Minas Esportiva Incentivo ao Esporte foi outro assunto que mobilizou representantes de várias cidades. Os participantes do Congresso Mineiro de Municípios também puderam conhecer mais sobre os programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, Geração Esporte e a Coordenação de Paradesporto, também apresentados por técnicos da SEESP no evento.

Fonte: SEESP e AMM

Vídeos

VIDEODICAS | JP VERGUEIRO | TODOS POR UM: ONGs CAPTANDO JUNTAS VIDEODICAS | JP VERGUEIRO | TODOS POR UM: ONGs CAPTANDO JUNTAS

05/05 VIDEODICAS | JP VERGUEIRO | TODOS POR UM: ONGs CAPTANDO JUNTAS