6 dicas para cuidar da saúde durante os dias de Carnaval

Publicado em 02/02/2018 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly
Bloco-de-Rua

Foto: Erick Feitosa

Uma das festas mais populares do Brasil acontece sempre no verão e além de muito calor as pessoas que gostam de aproveitar o carnaval devem ficar atentas aos cuidados com a saúde e alimentação.

Para aproveitar os cinco dias de folia de uma forma mais saudável, o sono e a alimentação devem ter uma atenção especial para evitar problemas no meio da festa e o Observatório do Esporte traz 6 dicas de como se cuidar neste carnaval:

1 – Proteja-se do sol
Se for curtir a folia durante o dia nos blocos de rua, previna as queimaduras de sol optando pelo uso de chapéus, bonés, roupas leves e protetor solar, indispensável principalmente nos verões.

2 – Mantenha-se hidratado 

A água participa de vários processos metabólicos como a manutenção da temperatura do corpo, funcionamento dos rins e intestinos, pois isso jamais pode ser esquecida. Substituí-la por bebidas alcoólicas não é uma boa opção pois podem gerar quadros de hipoglicemia, causando desmaios e ao contrário de hidratar, o consumo de álcool estimula que o organismo expulse água do corpo pela urina.Outras maneiras de repor a perda de líquidos durante a folia é ingerindo sucos naturais, água de coco e frutas ricas em água.

3 – Alimente-se bem
Durante os cinco dias de folia do carnaval, o calor normalmente é muito intenso e com o verão atingindo temperaturas muito altas, os cuidados com a alimentação devem ser redobrados. Prefira refeições leves, que facilitem a digestão, e evite alimentos ricos em gorduras e sal. Tenha cuidado com a preparação dos alimentos ou com aqueles expostos à temperatura ambiente durante longo período; sobretudo, deve-se ter atenção com preparações que contenham maionese, embutidos e camarão, que são os que mais provocam intoxicação alimentar.

4 – Cuidados com os pés
Outro cuidado indispensável durante as festas de carnaval é com os pés. Pular, sambar e dançar são esforços que nem todas as pessoas estão acostumadas a realizar. Mas qual será o sapato ideal para a folia?

Para as mulheres: Os melhores tipos de calçados são aqueles com plataforma na parte frontal. Pois esses sapatos estabilizam o pé e têm um poder de amortecimento melhor do que das sandálias com salto alto comum. Sapatilhas e rasteirinhas também são uma boa aposta.
Para os homens: O tênis é o ideal, esse tipo de calçado já vem com sistema de amortecimento para quem quer aproveitar a folia.

5 – Descanse bem
Passar muitas horas sem dormir prejudica a saúde, por isso, faça pausas para repor a s energias. Com algumas horas de sono você acorda bem mais disposto para continuar aproveitando o a folia.

6 – Se beber demais…
Não há nenhum problema em beber aquele drink ou cerveja. O importante é não se esquecer de ingerir água durante o consumo de álcool. Se abusar e a ressaca surgir, redobre a quantidade de líquidos e coma alimentos leves e muitas frutas.

Observatório do Esporte de Minas Gerais

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Comentários estão fechados

Videoteca

Jogos Olímpicos de Inverno: Conheça o Curling Jogos Olímpicos de Inverno: Conheça o Curling

19/02 Jogos Olímpicos de Inverno: Conheça o Curling