9 erros que você não pode cometer ao produzir eventos esportivos

Publicado em 22/05/2018 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly
Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

A cada dia que passa, a Virada Esportiva fica cada vez mais próxima! O evento irá contar com competições, festivais, cursos, oficinas e eventos recreativos em diversas regiões do estado, entre os dias 10 e 17 de novembro. Qualquer um pode se inscrever, basta apenas seguir as instruções no site da virada.

O planejamento com antecedência é um dos maiores aliados do sucesso do seu projeto. Por isso, confira agora uma lista com os maiores erros ao produzir eventos esportivos:

1. Agendamento de última hora
Um equívoco que pode fazer o seu evento desandar e te colocar no banco de reserva é deixar para agendar no último momento possível. Isso vale para o agendamento do local em que o evento ocorrerá, bem como para a data e o horário escolhidos por você ou por quem contratar o seu serviço.

Quanto mais cedo você agendar esses detalhes, mais fácil será a organização do evento, que possui muitos outros fatores a serem considerados. Ao tirar isso do caminho, você terá tempo para se dedicar a outros aspectos da produção, sem se preocupar com imprevistos relacionados a esses elementos.

Outra questão associada à importância do agendamento antecipado diz respeito à divulgação, afinal de contas, se você não se programar com antecedência, como é que você divulgará um evento de modo eficaz sem saber onde e quando ele irá acontecer?

2. Indefinição do público-alvo
Assim como em qualquer outro tipo de evento, é essencial definir o público-alvo do seu evento esportivo. É a partir desse público que você terá condições de saber como elaborar um plano de divulgação eficaz, além de adotar medidas que proporcionarão mais satisfação aos frequentadores de cada evento.

Ao conhecer bem o público do evento em questão, você poderá ir até onde os participantes em potencial estão, incluindo parques, academias e outros locais voltados para a prática de atividades físicas. Além da distribuição de flyers e da divulgação boca a boca, existe a possibilidade de despertar o interesse das pessoas via internet. Logo, crie páginas e perfis chamativos, sem deixar de interagir adequadamente com os usuários.

3. Detalhes ignorados
Quem não tem muito tempo para preparar um evento acaba voltando sua atenção para determinadas prioridades. Caso detalhes sejam ignorados nesse processo, o evento correrá o risco de ser um fracasso total, visto que nenhum detalhe pode ser despercebido na produção de eventos esportivos. É o caso da facilidade de acesso, do esquema de segurança, da limpeza do lugar, entre outros fatores.

4. Mão-de-obra despreparada
A contratação de mão-de-obra precisa ser feita com o máximo de atenção, tendo em vista que os profissionais que atuarão no evento serão lembrados como parte da sua equipe. Sendo assim, um único erro de um desses profissionais pode comprometer o andamento do evento e, por consequência, manchar a sua reputação como produtor de eventos.

Não se esqueça de confirmar se os profissionais que você pretende contratar possuem as devidas habilidades para a realização de funções específicas. Selecione os melhores candidatos e cheque se os trabalhos anteriores deles foram feitos do jeito esperado.

5. Não oferecer acomodações adequadas
Levando em conta que eventos de esportes contam com a presença de vários participantes, inclusive de pessoas que são de outras cidades, é um erro não oferecer acomodações apropriadas para tais competidores, bem como para seus instrutores e outras pessoas que acompanharão os atletas.

Também é um equívoco achar que os competidores devem se virar para irem até o local por conta própria. Se não for possível oferecer hospedagem e até formas de deslocamento, tente facilitar essas ações, deixando claro que você se esforçou para garantir essas coisas. Porém, o ideal é incluir, já na planilha de gastos, os custos com esses fatores, o que vai deixar sua credibilidade lá em cima. Caso você realmente esteja com o orçamento apertado, procure por parcerias, que podem ajudar a concretizar essas metas.

6. Desprezar a premiação
Em competições esportivas, é natural que os vencedores ganhem algo. É claro que não é necessário dar medalhas ou troféus de ouro, prata e bronze para os primeiros colocados, mas você não pode deixar que os participantes saiam de mãos vazias. Esse erro pode ser evitado a partir da disponibilização de prêmios como aparelhos eletrônicos, convites para passar um fim de semana em uma pousada, cartazes com assinaturas de atletas famosos, entre outras regalias que podem ser conquistadas com o apoio de seus patrocinadores, por exemplo.

Tenha cuidado para não errar no tipo de prêmio para cada concorrente. Não faz sentido algum dar o mesmo objeto para o primeiro colocado e para quem participou do evento sem o menor compromisso de vencer. No caso de brindes, dê preferência a itens mais simples, apenas para que os frequentadores do evento lembrem que tal ocasião foi agradável.

7. Nada de adaptações no local
Antes do evento, muitos produtores erram porque não fazem adaptações no local. Essas mudanças devem ser colocadas em prática considerando as necessidades dos atletas e as especificidades de cada esporte. Além de um bom lugar para a prática dos exercícios físicos, é necessário modificar algumas coisas em outros ambientes, como banheiros.

8. Torcidas diferentes no mesmo lado
Se você se esquecer de separar as torcidas, um desastre pode acontecer, uma vez que nem todos os torcedores são pacíficos, especialmente quando perdem e estão perto dos adversários. Portanto, fique ligado na rivalidade de times e evite conflitos, reservando lugares específicos para separar as torcidas.

9. Não erre nas inscrições
Eventos esportivos na maioria das vezes tem sua renda baseada no valor das inscrições pagas pelos competidores. Então nesse momento você não pode falhar. Se planeje, tenha uma estratégia bem elaborada de lote de inscrições, ofereça lotes promocionais antecipados, acompanhe as vendas em tempo real, etc… Lembre-se que isso pode determinar o sucesso do seu evento.

Uma ferramenta que pode ajudar é o meuingresso.com, uma plataforma de organização de eventos e inscrições online. O serviço é gratuito e para produtores de evento e oferece todas as funcionalidades que você precisa para sua gestão de inscrições.

Ao aplicar as indicações acima, você não cometerá os mesmos erros de tantos outros produtores de eventos esportivos.

Produzindo Eventos – o portal do produtor de eventos (adaptado)

Disponível em: http://www.produzindoeventos.com.br/dicas/9-erros-que-voce-nao-pode-cometer-ao-produzir-eventos-esportivos/ 

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Comentários estão fechados

Videoteca

Conheça o aplicativo Empurrando Juntos Conheça o aplicativo Empurrando Juntos

14/06 Conheça o aplicativo Empurrando Juntos