Holanda: especialista usa país como exemplo na discussão de políticas esportivas

Publicado em 26/08/2019 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Palestra de encerramento do IV Seminário Internacional de Gestão e Políticas para o Esporte discute políticas esportivas e aplicação de recursos com foco na Holanda

O esporte como direito e acessível a todos. Essas são algumas das principais discussões feitas durante as palestras do IV Seminário Internacional de Gestão e Políticas para o Esporte, organizado pelo grupo Inteligência Esportiva. Pode-se dizer que o esporte é um espelho da sociedade e, as desigualdades visualizadas em vários âmbitos sociais, também podem ser percebidas na cadeia esportiva. Melhor governança, distribuição de recursos e uma legislação que busque a inclusão de todos são o melhor caminho para a evolução do contexto esportivo.

Em geral, a ideia da política esportiva é disponibilizar o esporte de maneira acessível e facilitado a todos. O Dr. Remco Hoeckman é diretor do Mulier Instituut, na Holanda, e tem formação como pesquisador, apoiador de associações e diretor de política esportiva. Ele explica que é muito importante que os governos se envolvam para que o esporte seja mais acessível e mais barato para todos, “ou seja, como um direito social, é uma ideia facilitar o esporte provendo locais, alguns equipamentos e isso se relaciona à disseminação do esporte”, esclarece.

Remco

Remco Hoekman, diretor do Mulier Instituut.        Foto: Play the Game / Thomas Søndergaard

Ao contrário do que é dito sobre o esporte para todos, o pesquisador diz que o dinheiro investido em esporte na Holanda costuma não favorecer a inclusão social. “O fato é que este tipo de política não ajuda e isso é voltado para as pessoas de renda mais alta, pois eles acabam sendo membros de clubes esportivos e tem um relacionamento forte com o dinheiro de fato”, explica Hoeckman, sobre a falha na legislação e inclusão de toda a população, “Os legisladores devem incluir os menos afortunados em suas políticas e se perguntar se o esporte dessa forma leva a uma participação maior”, questiona.

O Dr. Remco Hoeckman explica que o investimento no esporte não traz benefícios somente para o indivíduo, mas para toda a sociedade, devido à existência do que ele chama de caráter nacional do esporte que gera uma expectativa trazida pelas políticas esportivas que levam a mudanças comportamentais. “Tornando o esporte mais acessível, acredito que estão influenciando o comportamento dos indivíduos”, indica o pesquisador.

O investimento esportivo não traz desenvolvimento somente para uma área de políticas públicas. Quando se fala de desenvolvimento de políticas esportivas, impactando em outras, pode-se notar o relacionamento com, por exemplo, a saúde, o bem-estar social e a educação. A nível local, o principal objetivo das políticas de esporte está relacionado às melhorias na saúde da população.

Em geral, é necessária uma agenda para a definição de assuntos relacionados às políticas esportivas. Na Holanda, segundo relatos de Hoeckman, há uma grande influência dos clubes esportivos que impõe uma espécie de comportamento para a sociedade. “A pessoa relacionada a clubes de prática de esportes é o tipo de cidadão que geralmente está envolvido também nas tomadas de decisão dos governos locais.  Essa é uma influência limitada, mas altamente motivada por pessoas que acreditam no poder do esporte e que utilizam o esporte para ter bons resultados de saúde e bem-estar social”.

Ao observar o contexto das políticas esportivas, é possível notar que as pessoas que estão gerenciando esportes locais são aquelas que estão focando em facilitar o esporte e isso está aumentando a saúde das pessoas envolvidas. Está acontecendo uma mudança recorrente no discurso, focando na contribuição do esporte para a sociedade e nos benefícios das políticas esportivas para a saúde e participação social das pessoas na sociedade. Além disso, é constantemente questionada a aplicação de recursos que influenciam a população de renda mais alta em detrimento da população de baixa renda.  “Então, parece que há alguma mudança ou problema nos objetivos, entre onde o dinheiro vai nesse caso pois as pessoas que praticam o esporte ficam mais saudáveis, e é claro que não estamos falando de esportes complexos e sim de esportes de acesso mais simples, e as pessoas acreditam no poder no esporte, mas não há uma avaliação crítica sobre o assunto e o monitoramento é limitado e a avaliação também é limitada”, questiona o pesquisador.

SOBRE O PROJETO INTELIGÊNCIA ESPORTIVA

O IV Seminário Internacional de Gestão e Política para o Esporte é uma iniciativa do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR/IE). O Instituto de Pesquisa “Inteligência Esportiva” é uma ação conjunta entre o Centro de Pesquisa em Esporte, Lazer e Sociedade (CEPELS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento (SNEAR) da Secretaria Especial de Esportes do Ministério da Cidadania. Esse projeto surgiu em 2013 com o objetivo de produzir, aglutinar, sistematizar, analisar e difundir informações sobre o esporte de alto rendimento no Brasil e analisar as políticas públicas para o esporte de alto rendimento.

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Comentários estão fechados

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت Dαѕн.Alι, [25.05.21 03:31] بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet