Após melhor rendimento na história dos Jogos Olímpicos, cônsul britânico fala sobre troca de conhecimentos e legado em Minas Gerais

Publicado em 20/12/2017 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email
Thomas Nemes é cônsul do Reino Unido e representa valores da missão diplomática britânica em Minas Gerais. Foto: Divulgação

Thomas Nemes representa valores da missão diplomática britânica em Minas Gerais. Foto: Divulgação

Thomas Nemes é Cônsul do Reino Unido em Belo Horizonte. Dentre as suas atribuições, ele é responsável por representar o país, além de auxiliar em questões administrativas e econômicas que envolvam o Reino Unido e possíveis parceiros. O estado de Minas Gerais desenvolveu, em parceria com o consulado, uma série de atividades visando receber os atletas britânicos durante a preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que aconteceram no Rio de Janeiro.

Nesta entrevista para o Observatório do Esporte, Thomas fala sobre o processo de preparação, o legado deixado pela passagem da delegação britânica e como está, atualmente, a relação entre Minas Gerais e Reino Unido.

Natural de Londres, formado em Ciências Políticas, na Inglaterra. Possuidor de vasta experiência em comunicação social e relações públicas, o Sr. já trabalhou como consultor para empresas britânicas nos setores de energia, saúde, tecnologia da informação e relações internacionais. Enquanto um dos responsáveis por alocar, em Belo Horizonte, a delegação britânica que disputou os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, o que essa experiência junto ao setor esportivo representou em sua trajetória profissional?

“Quando falamos de esporte, não há como não falar em trabalho em equipe. Foi necessária muita determinação e um extenso planejamento para atingir os objetivos traçados em função dos Jogos Olímpicos de 2016. Trazer as delegações Olímpicas e Paralímpicas à capital mineira se provou extremamente enriquecedor. Tive a possibilidade de colocar em prática o aprendizado adquirido ao longo da minha trajetória para dar suporte à Missão Diplomática Britânica, por meio do desenvolvimento de uma rede de contatos sólida e influente para assim conseguir receber e alocar os Comitês Olímpico e Paralímpico com segurança, estrutura e logística alinhadas. Inaugurar o Consulado do Reino Unido em BH foi um grande desafio da minha carreira, e casar esse projeto com o maior evento do mundo, os Jogos, foi uma grande honra. O esporte é um grande impulsionador de desenvolvimento social, cultural e econômico. O impacto ficou muito claro, tanto para a cidade de Belo Horizonte, quanto para os nossos atletas. As articulações realizadas em conjunto com o governo de Minas Gerais garantiram o sucesso do trabalho realizado em 2016. E isso teve grande influência para a decisão do Ministério de Relações Exteriores do Reino Unido, ocorrida em setembro deste ano, de definir o Consulado Britânico em Belo Horizonte como permanente, a partir do que era um projeto piloto, inicialmente. Isso foi um marco na minha história e ilustra bem como as parcerias entre Minas Gerais e Reino Unido têm potencial para maiores cooperações nas mais diversas áreas.”

Quais foram as principais funções e desafios envolvidos no processo de aclimatização e preparação dos atletas britânicos em Belo Horizonte?

“Os maiores desafios foram em relação às questões técnicas e de logística dos Centros de Treinamento e de infraestrutura da cidade em si. Felizmente, a estrutura de ponta dos centros esportivos da capital contribuíram com a manutenção da regularidade e do alto nível dos treinamentos de nossos atletas, permitindo que a concentração e o trabalho para os Jogos fossem mantidos. Outro fator que teve impacto muito positivo foi a hospitalidade dos mineiros; um grande diferencial nesse período tão desafiador da vida de um atleta. A Secretaria do Estado de Educação desenvolveu uma competição para que as crianças da rede escolar desenhassem cartões postais de boas vindas. Os vencedores viajaram a Belo Horizonte para apresentar os cartões aos atletas. Em alguns casos, essa foi a primeira viagem das crianças à capital, que demonstraram criatividade, espírito olímpico e o desejo de querer acolher bem. Além disso, a extensão da cidade e a sua proximidade com o Rio de Janeiro foram ideais para a rotina e o deslocamento da delegação. Como resultado, o TeamGB, do Reino Unido, foi o segundo no quadro de medalhas das Olimpíadas Rio 2016 ganhando 67 medalhas no total, sendo 27 de ouro. Já o time ParalympicsGB, nas Paralimpíadas, ficou também em segundo lugar no quadro geral, com 147 medalhas, sendo 64 de ouro. Pela primeira vez na história dos Jogos, o Reino Unido terminou em segundo lugar no ranking geral. Foi um resultado realmente incrível! Após os Jogos, quando Bill Sweeney, diretor-presidente do Comitê Olímpico Britânico, era perguntado sobre a razão do sucesso do TeamGB, ele não hesitava em dizer “tudo começou em Belo Horizonte”. Acho que isso comprova o sucesso da nossa parceria.”

Por que Minas Gerais foi o estado brasileiro escolhido pela delegação britânica?

“A escolha de Belo Horizonte para ser a sede de treinamento das equipes britânicas foi um voto de confiança na infraestrutura voltada para o esporte e pela hospitalidade do Estado de Minas Gerais. Aqui estiveram nadadores, lutadores de boxe, jogadores de rúgbi, entre outros.  A cidade também conta com um aeroporto bem conectado e uma ótima rede de hotéis. A parceria entre o Consulado em Belo Horizonte, o Governo do Estado, Prefeitura da capital, Minas Tênis Clube, UFMG e Cruzeiro, no ano passado, pode ser tomada como um ótimo exemplo de boas práticas de mútuo benefício, visando um horizonte de longo prazo, que devem inspirar e abrir ainda mais oportunidades de negócios entre os países.”

“Paul Ford, o chefe da delegação britânica, considerou a estrutura de Belo Horizonte para treinamento a melhor do Brasil” – Thomas Nemes

Vijay Rangarajan e Thomas Nemes estiveram presentes no evento "Reino Unido na Praça", que aconteceu em julho deste ano. Foto: Divulgação

Vijay Rangarajan (esq.) e Thomas Nemes (dir.) estiveram presentes no evento “Reino Unido na Praça”, que aconteceu em julho deste ano. Foto: Divulgação

Atletas, profissionais e entidades britânicas elogiaram a estadia em BH e o acolhimento dos mineiros. Considerando as relações bem sucedidas e a conquista do segundo lugar no ranking geral de medalhas nos Jogos Olímpicos 2016, como o Consulado avalia a parceria realizada junto ao Núcleo de Articulação Minas 2016?

“Acredito que a nossa parceria com o Núcleo de Articulação desempenhou um trabalho fundamental em segurança, mobilidade, saúde e voluntariado. Foram extremamente atenciosos, e a coordenação do Núcleo providenciou escolta e patrulhamento com atenção dedicada da Polícia Militar. Tudo isso contribui com a criação de um clima mais leve, propício a uma melhor interação da delegação com a comunidade local. Em um momento tão importante na vida de um atleta, contar não só com uma excelente infraestrutura, mas também com uma hospitalidade calorosa e estruturada da cidade foi, com certeza, um fator decisivo. Os resultados foram satisfatórios e incentivadores, tanto no quadro olímpico quanto no paralímpico. O que nos encorajou a trazer a equipe britânica de judô depois dos Jogos, em julho deste ano, para o evento realizado pelo Minas Tênis Clube, ‘Reino Unido na Praça’. O evento contou inclusive com a presença, do embaixador britânico, Vijay Rangarajan, recém chegado ao Brasil na época, e que marcou sua primeira visita oficial à Belo Horizonte.”

A troca de conhecimento entre acadêmicos brasileiros e britânicos foi o foco do Congresso de Ciência do Esporte e Legado Olímpico e Paralímpico, fruto da parceria entre a Missão Diplomática do Reino Unido no Brasil, a Associação Paralímpica Britânica (BPA), a Associação Olímpica Britânica (BOA), o Governo de Minas Gerais, o Minas Tênis Clube e a Universidade Federal de Minas Gerais, em 2016. Em sua opinião o propósito da parceria foi alcançado?

“Os seminários e palestras do Congresso de Ciência do Esporte e Legado Olímpico e Paralímpico, realizado em junho do ano passado, cumpriram com o objetivo de trocar e ampliar o conhecimento nessas áreas ao trazer a expertise de cinco universidades britânicas para Belo Horizonte, são elas: University of Nottingham, University of Bath, University of Kent, Loughborough University e Anglia Ruskin University. Como resultado, pesquisadores e professores da UFMG já publicaram pesquisas em jornais internacionais em colaboração com pesquisadores dessas universidades. Alunos da UFMG estão cursando doutorado no Reino Unido e uma funcionária do Minas Tênis Clube cursa o mestrado. O grande legado dessa parceria foi o fortalecimento e a crescente visibilidade dada para a combinação entre esporte e educação, além de avanços em relação aos treinamentos de atletas de alto rendimento.”

Recentemente, o Consulado decidiu fixar-se em definitivo em Belo Horizonte, após relações bem-sucedidas em Minas, em especial, na área de inovação e mineração. No esporte estão desenvolvendo o Try Rugby MG. Qual é a proposta desse projeto?

“Primeiro, acho importante ressaltar que o Consulado não atua só em mineração e inovação. O Consulado representa todos interesses da nossa Missão Diplomática no Brasil e em Minas Gerais, especialmente nos campos de comércio e investimento, ciência e inovação, iniciativas de mitigação de mudanças climática, etc. O programa Try Rugby MG é, na verdade, um programa do British Council, não do Consulado em si. O British Council, em parceria com o SESI MG, também atou em Minas Gerais desde 2014 com o esse programa, que já levou o esporte para cerca de mil crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 17 anos. O projeto tem um forte foco social, trazendo os valores de respeito, trabalho em equipe, disciplina e liderança às comunidades através do rúgbi. Hoje, o Try Rugby em Minas Gerais foi descontinuado. Esse projeto é bem sucedido em vários estados pelo Brasil e o British Council está na busca de novos parceiros para retornar a iniciativa em Minas Gerais, tendo inclusive se reunido recentemente com o atual Secretário do Estado de Esporte para apresentar o projeto.”

O evento Reino Unido na Praça, promovido em junho de 2017, envolveu atividades culturais e esportivas abertas à população. Como o evento foi avaliado pelo Consulado? Correspondeu às expectativas?

“O evento foi um dos marcos nas atividades do Consulado, em 2017. Além de celebrar e estreitar as parcerias firmadas em 2016, em função das atividades relacionadas às Olimpíadas e Paralimpíadas, a ocasião se demonstrou propícia para a apresentação da cidade ao então recém chegado embaixador britânico, Vijay Rangarajan. Patrocinado pela Cultura Inglesa e pela marca britânica Triumph, entre outros patrocinadores, o evento do Minas Tênis Clube (MTC), em parceria com o Consulado, contribuiu com a solidificação da nossa presença no Estado, nos permitindo progredir na colaboração bilateral considerando as sutilezas regionais desse país tão rico. O MTC é um grande parceiro do Consulado e o time de judocas do clube está de parabéns, foi através dele que o TeamGB de judô voltou à cidade. O sucesso do evento nos permitiu, inclusive, ter outros planos voltados para a sociedade de BH, como a parceria com a BH Beatle Week e a realização da competição StartUp Games, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES). Isso demonstra que, apesar de reais desafios econômicos que o país atravessa, existem sim exemplos tangíveis do legado dos Jogos para o Brasil, inclusive aqui em Minas Gerais.”

O “Melhores do Ano”, é uma solenidade da Secretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais voltada a homenagear os principais nomes do esporte mineiro. O Sr. foi um dos homenageados por seu significativo apoio ao projeto Minas 2016 e relevante empenho em prol do intercâmbio internacional esportivo em Minas Gerais. O que representou para você esse reconhecimento?

“O prêmio “Melhores do Ano” da Secretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais representou o reconhecimento da frutífera cooperação entre o Reino Unido e Minas Gerais. Acredito que ele seja um indicativo do sucesso dessa parceria assim como uma demonstração da promissora continuidade desse trabalho conjunto com o Estado. Agradeço a homenagem em nome da equipe do Consulado e relembro os parceiros que, através da educação e do esporte, viabilizaram esta conquista.”

O Observatório do Esporte de Minas Gerais é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Esportes (SEESP) que nasceu em 2012 com o intuito de monitorar a realidade esportiva mineira, por meio do levantamento de dados, números, indicadores e pesquisas. De cara nova em 2017, o Observatório do Esporte assume a missão de organizar e facilitar o acesso à informações e ferramentas de variadas fontes, que incentivem o diálogo e iniciativas entre agentes dos setores público, privado e sociedade civil para o fomento do esporte e da prática de atividade física em Minas Gerais. Portanto, destina-se a conselheiros, escolas e universidades, empresas, federações, clubes, entidades sem fins lucrativos, formadores de opinião, atletas, técnicos e outros profissionais do esporte, bem como o cidadão que busca a melhoria da qualidade de vida com a atividade física. Em sua opinião, como informações esportivas podem incentivar a articulação dos diversos segmentos locais envolvidos com o esporte? O Reino Unido tem experiências exitosas com semelhante intuito?

“Informação é fundamental principalmente quando pensamos no cenário digital. A iniciativa do Observatório do Esporte de dar visibilidade a uma agenda cheia de eventos esportivos, como também divulgar cursos e dar apoio aos projetos da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, é um recurso poderoso para dar publicidade aos desafios e oportunidades desse segmento ao passo que se coloca como referência na área. Dessa maneira, munidos das mesmas informações, parceiros com diferentes expertises podem desenvolver a sua rede de parcerias em função do esporte. No Reino Unido temos uma plataforma similar, o UK Sport, que traz a mesma proposta e tem se provado de grande importância nesse sentido.”

Observatório do Esporte de Minas Gerais

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Comentários estão fechados

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت Dαѕн.Alι, [25.05.21 03:31] بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet