Atleta do JEMG é campeão nos Jogos Sul-Americanos da Juventude

Publicado em 16/10/2017 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly
Aluno-atleta Pedro Henrique é destaque no atletismo mineiro. Foto: Divulgação/UFJF

Aluno-atleta Pedro Henrique é destaque no atletismo mineiro. Foto: Divulgação/UFJF

Na preparação para a disputa da etapa para alunos-atletas de 15 a 17 anos dos  (JEJ), Minas Gerais já celebra conquistas dos integrantes da sua delegação, que participa do evento em Brasília, entre 16 e 25 de novembro. Na última semana, Pedro Henrique de Oliveira, de Juiz de Fora, conquistou duas medalhas nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, realizados em Santiago (Chile). O estudante do Colégio Apogeu, de 16 anos, foi medalha de ouro nos 2.000m com obstáculos e bronze nos 3.000m.

A competição não foi a primeira experiência internacional de Pedro Henrique. O juiz-forano já esteve fora do país para disputar o Sul-Americano Cross Country. Na ocasião, o aluno-atleta conquistou a medalha de prata na prova de 6 km, na categoria sub-18. Além disso, os Jogos Sul-Americanos da Juventude foram uma preparação para os Jogos Olímpicos da Juventude, que acontecerão no próximo ano, em Buenos Aires, na Argentina.

Pedro enfatiza o apoio da família quando começou a se interessar pelo atletismo: “Meu primo fazia atletismo e me chamou para ir um dia. Quando eu cheguei lá, gostei bastante e depois nunca mais parei”, conta. Ele ainda ressalta que seu maior sonho é disputar a prova dos 10.000m nos Jogos Olímpicos.

Em torneios nacionais, o mineiro também se destaca. Em 2016, Pedro foi medalhista de prata nos 1000m com obstáculos no Campeonato Brasileiro Sub-16. Lá, ele também competiu nos 1000m rasos e ficou na 5ª colocação. Na Copa Brasil de Cross Country, disputada neste ano, em São Paulo, o estudante foi o campeão dos 6.000m sub-18.

Em 2015, no JEJ, Pedro ficou em 11º lugar nos 1000m rasos. Neste ano, nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), competição realizada pela Secretaria de Estado de Esportes (SEESP) e que aponta os representantes do estado nos Jogos Escolares da Juventude, o aluno-atleta conquistou a medalha de prata nos 800m e se prepara agora para a disputa do torneio nacional. “Quero chegar nos Jogos, tentar fazer uma boa marca e ganhar uma medalha”, planeja.

Beneficiários do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico também conquistam medalhas no Chile

Mais mineiros voltaram para casa com conquistas nos Jogos Sul-Americanos da Juventude. Na ginástica artística, o atleta das categorias de base do Minas Tênis Clube, Lucas Eduardo Costa, foi medalhista de ouro com a Seleção Brasileira Masculina na disputa por equipes e ainda subiu ao pódio em outras três oportunidades: no primeiro lugar nas finais individuais das argolas, segundo nas barras paralelas e terceiro no solo.

Lucas e seu treinador Pietro Leddomado estão entre os selecionados para o benefício da Bolsa Atleta e Bolsa Técnico neste ano. O programa da Secretaria de Estado de Esportes (SEESP) busca contribuir para a manutenção da carreira dos atletas e técnicos de alto rendimento, além de proporcionar condições para que se dediquem ao treinamento esportivo e participem de competições, visando o desenvolvimento pleno de sua carreira esportiva, de forma a manter e renovar periodicamente gerações de atletas e técnicos com potencial para representar o estado e o país nas principais competições nacionais e internacionais.

Fonte: Asscom Secretaria de Estado de Esportes 

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Comentários estão fechados

Videoteca

Atleta mineiro participa de ação com Comitê Brasileiro de Clubes com foco nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 Atleta mineiro participa de ação com Comitê Brasileiro de Clubes com foco nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020

22/11 Atleta mineiro participa de ação com Comitê Brasileiro de Clubes com foco nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020