Uma regra que proíbe os atletas olímpicos de aparecer, ser fotografados ou filmados com artigos de marcas que não patrocinem a Olimpíada gerou uma série de protestos via Twitter. A chamada Regra 40 afirma que “exceto em casos autorizados pelo Comitê executivo do Comitê Olímpico Internacional, nenhum esportista poderá permitir que sua imagem seja utilizada com propósitos comerciais durante os Jogos”.
O estopim dos protestos ocorreu quando, no último domingo, a americana Dawn Harper, atleta dos 100 m com barreiras, postou uma foto em seu perfil no Twitter em que aparece com um esparadrapo tapando sua boca. No papel, lia-se “Rule 40” – Regra 40, em tradução livre.
A norma impediria que os atletas cumprissem contratos com patrocinadores individuais e, também, que lucrassem com os Jogos, a partir de novos contratos firmados a partir do desempenho alcançado em Londres.
Um dos pontos de conflito está na presença maciça das mídias sociais no dia a dia dos jogos, seja nas competições ou bastidores. A velocidade com que imagens são divulgadas online aumenta a possibilidade de uma marca “não-olímpica” aparecer.
Além dos atletas, as empresas que não patrocinam os Jogos também reclamam, já que a regra diminui consideravelmente a exposição de seus nomes e logotipos.
Os atletas protestam utilizando duas hashtags no Twitter. Além de #rule40, também aparece a hashtag #Wedemandchange, ou Nós pedimos mudança, em tradução livre.
* Matéria retirada do site www.terra.com.br (link direto)