Brincadeira é coisa séria.

Publicado em 29/06/2015 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Quando pequena, Renata Meirelles tinha medo de crescer. Não era o desconhecido ou a responsabilidade inerente aos mais velhos que a angustiavam, mas o desejo de nunca mais parar de brincar. O interesse por crianças, brinquedos e brincadeiras fez com que Renata se especializasse como pesquisadora desses assuntos. O mais novo fruto de sua investigação é o documentário “Território do Brincar”, que percorreu o Brasil para mostrar como brincam as crianças. No entanto, mais do que registrar cenas de uma velha infância ainda viva, a educadora e pesquisadora paulistana revela que o verdadeiro objetivo do filme é fazer com que as pessoas acreditem no poder da brincadeira.
“O que tenho tentado dizer para as pessoas é que elas precisam acreditar nas crianças e no potencial do ‘ser criança’. Nós não precisamos de tantos estímulos de fora pra dentro. Crianças sabem do que precisam, têm buscas e desejos próprios e é isso que precisa ser exercitado para que elas saibam quem são. Esse processo exige ócio, tempo livre e disponibilidade”, explica Renata, que convida os pais a oferecer espaço e silêncio aos filhos. “Estamos sufocando nossas crianças com supervisão demais, brinquedos demais, tecnologia demais”, diz

O documentário vem à tona no momento em que a tendência “slow”, de desaceleração da vida, cresce em adeptos nas famílias mineiras. A filosofia do “slow parenting”, popularizada pelo livro “Sob Pressão”, do jornalista Carl Honoré, prega que os pais saibam saborear a vida com os filhos em vez de encarar a infância como uma corrida contra o tempo. “Slow” não significa fazer tudo a passos lentos, mas na velocidade certa e com qualidade. A proposta é de que os filhos tenham tempo para se tornar quem são e não o que os pais querem que eles sejam, ou, como resume Renata, “precisamos deixar que elas se apropriem da própria infância. A gente não tem que pensar no ‘vir a ser’, eles já são. Precisamos valorizar o presente”. É assim que a professora Glenda Goulart leva a criação de Davi, 3: sem pressa. “Fui muito condenada porque só quis colocar o Davi na escola agora. Acho que foi até cedo demais. Tudo tem seu tempo. A hora de estudar vai chegar, então pra quê correr? Preocupar demais com isso agora tira dele o tempo precioso que é de brincar”, diz. “A ordem de agora é brincar. Logo mais ele vai poder comunicar comigo o que deseja estudar ou aprender. O ideal é que sejamos sempre guiados pela voz e pelos interesses dele”.

A arquiteta Carolina Morais, mãe de Carlos Eduardo, 3, e Luisa, 1, também não faz questão de que os filhos sejam alfabetizados às pressas. “Tenho visto que as crianças estão adultas cedo demais, cheias de horários e obrigações. É nítido o estresse que elas sentem. Tenho noção de que o mundo exige que as pessoas sejam cada dia mais capacitadas, mas pretendo deixar meus filhos até os 7 anos livres para serem crianças”.

Daniela Leite, por outro lado, entende que é desde cedo que se aprende. Alberto, 1, já faz natação três vezes por semana e deve entrar numa aulinha de música em breve. “Aqui em casa nós prezamos muito por mostrar as necessidades e os deveres que ele vai ter pela frente desde novinho. Claro que há momentos de diversão, mas também de amadurecer pra vida. Acho que não é só brincar”, conta.

Balanço
As atividades extracurriculares têm sua importância. Mas os pais precisam moderar na escolha delas, ou a boa intenção pode sair pela culatra. Com agendas cheias, muitas responsabilidades e expectativas, o resultado é uma criança ansiosa e mais propensa ao estresse, como explica o psicólogo e especialista em desenvolvimento infantil Alysson Massote.
“As atividades em si não são maléficas, exceto quando em excesso. Tudo depende de como elas são encaradas. Se houver muita cobrança, a criança não se diverte e vai encarar aquilo como obrigação – isso vai gerar estresse, ansiedade e depressão. As coisas precisam ganhar uma perspectiva lúdica, em vez de competitiva. O grande desafio é achar o equilíbrio entre a demanda do desenvolvimento humano, que passa muito pelo simples ato de brincar, e as exigências do mundo moderno”, afirma.

Saiba mais
Os sete mandamentos do Slow Parenting, segundo Carl Honoré
1. Diga não à correria
Crianças de até 5 anos não precisam de atividades todos os dias – deixe-as livre para brincar
2. Deixe o currículo para mais tarde
Atividades extraescolares são ótimas quando ajudam a exercitar mente e corpo, mas atrapalham quando só visam melhorar o currículo da criança
3. Ouça os mais novos
A opinião da criança é extremamente importante na hora de considerar uma atividade
4. Menos é mais
Reserve sempre algum tempo para o tédio. Cabeça vazia é um dos ingredientes para uma infância criativa
5. Aproveite você também
Fazer nada também é bom para você. Conversem, joguem bola, caminhem sem ter para onde ir.
6. Coisa séria
Brincar é condição do desenvolvimento da criança. A falta deste espaço, somada à alta carga de cobrança e expectativa, geram ansiedade e depressão.
7. Amizades
Insira as crianças em círculos sociais, permita e estimule que elas tenham amigos sem interferir demais. Com informações do livro

Arte de ensinar adultos
Para Alysson Massote, psicólogo e especialista em desenvolvimento infantil, a geração que agora está tendo filhos é formada pelos netos da “geração hippie” – o que explica, segundo ele, parte do fenômeno “slow”. “Estamos agora numa etapa de descenso do movimento pendular. A correria e a agitação das grandes cidades chegaram ao limite e têm demandado que as pessoas queiram retomar um estilo de vida menos acelerado, como no tempo de seus avós. Graças a esse pessoal, a vida contemporânea tem acontecido muito ao ar livre”, observa.
Prova disso é o crescente movimento de pais e filhos nas praças e nos parques de Belo Horizonte. Miriam Barreto que o diga. A publicitária é uma das organizadoras do blog “Na Pracinha”, que divulga e promove encontros periódicos em espaços públicos da cidade, e testemunha de perto a crescente ocupação da cidade pelas crianças.
“A gente tem feito o esforço de manter os encontros acontecendo porque o retorno é positivo e os resultados, benéficos. As mães sempre comentam sobre como os eventos têm influenciado nas rotinas em casa. Muitas delas falavam que não sabiam o que fazer com o filho no tempo livre – sempre ficavam vendo TV com eles ou iam para o shopping. Agora, o pessoal está descobrindo as atividades ao ar livre e os preceitos do ‘slow parenting’”, comenta a mãe de Sara, 4, e Raul, 1 mês.
Segundo ela, a quantidade de participantes cresce a cada encontro e já existe um movimento de eventos paralelos, criados por pais que testaram e aprovaram a experiência de brincar ao ar livre e sem programação. “É assim que se constrói uma teia de coisas boas”, diz.

Brinque junto
Miriam toca numa questão importante ao lembrar que, além de crianças mais saudáveis, ativas e alegres, o lazer também proporciona aprendizados aos pais: brincar é uma das melhores maneiras de estreitar laços e conhecer os filhos.
“Vendo a Sara brincar de cuidar das bonecas, fingindo de escolinha, visitando e sendo gentil com as amigas imaginárias, sei que está tudo bem com ela”, conta a mãe.
A publicitária Ana Beatriz Castro, mãe de Caetano, 4, observou que, brincando, o filho sempre cantava e batucava pela casa. Por causa do interesse do menino, decidiu colocá-lo na aula de música, uma vez por semana – para isso, precisou abdicar da natação para não sobrecarregar o menino.
“Por mais que o Caetano seja novinho, tentamos ouvir a opção dele. Vejo que ele está gostando muito do curso de música – chega de lá e canta até. Mas se não der certo, se começar a demandar mais energia e empenho do que dar prazer, passa a não valer a pena. O tempo dele é de brincar. Quando dou a ele a oportunidade de brincar, dou também a chance de ele descobrir e interpretar o mundo à sua maneira, exercitar a criatividade e construir sua personalidade. Aprendo muito sobre o Caetano quando levamos as coisas na brincadeira”, avalia Ana Beatriz.
“Acho que quanto mais ele brincar, experimentar, embarcar em viagens imaginárias e aproveitar as coisas dele, com menos estímulos e menos interferência, mais ele vai se tornar seguro de si, entender sobre o próprio tempo e as próprias necessidades”, conclui.

Controle o uso dos eletrônicos
No Natal de 2014, os tablets lideraram, pelo segundo ano consecutivo, as listas de presentes mais pedidos pelas crianças brasileiras. O uso de equipamentos eletrônicos é cada dia mais comum entre os pequenos – até mesmo entre os não alfabetizados –, mas a terapeuta ocupacional Márcia Bastos Rezende pede atenção.
Para ela, a criança precisa, acima de tudo, de espaço e tempo para experimentar o próprio corpo. “Se a criança não brinca na rua ou nos pátios, ela não desenvolve o social, o cognitivo e as habilidades motoras como as outras. Os jogos eletrônicos, que têm informação apenas cognitiva e visual, devem ser controlados. O excesso deles pode comprometer a escrita, a força nos braços, bem como favorecer a obesidade, a cardiopatia, o colesterol e a diabetes”, afirma.
Jogos como o Nintendo Wii, que respondem ao movimento, podem ser um bom paliativo contra o sedentarismo, mas não devem substituir nenhum outro tipo de atividade física, alerta a terapeuta.
Para ler sobre o “Slow Parenting”

Matéria publicada no site O Tempo

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Comentários estão fechados

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت Dαѕн.Alι, [25.05.21 03:31] بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet