Com atleta mineira na delegação, Brasil revela convocados para Jogos Olímpicos de Inverno

Publicado em 26/01/2018 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) revelou, nesta semana, os atletas que irão representar o país nos Jogos Olímpicos de Inverno deste ano, em PyeongChang. Dentre os nove convocados, há uma mineira, Jaqueline Mourão, que disputará a prova do esqui cross country. Natural de Belo Horizonte, a atleta participará da sua sexta olimpíada, alcançando o recorde de participações olímpicas, como Formiga, jogadora de futebol.

Essa é a quarta olimpíada de inverno consecutiva da mineira, que também tem em seu currículo duas participações em Olimpíadas de Verão (2004, em Atenas e 2008, em Pequim), disputando as provas de Moutain Bike. Na última edição dos Jogos, em Sochi-RUS, Jaqueline também disputou a prova do Biatlo. Os jogos começam no dia 9 de fevereiro e a programação do Esqui Cross Country terá início no dia 10.

Os Jogos serão disputados na Coreia do Sul pela primeira vez e contarão com, aproximadamente, 90 países que disputarão 102 eventos diferentes em 7 modalidades.

A equipe brasileira

Jogos serão disputados no mês que vem, na Coréia do Sul. Foto: Reprodução/COB

Jogos serão disputados no mês que vem, na Coréia do Sul. Foto: Reprodução/COB

O Time Brasil será formado por Isadora Williams (patinação artística), Edson Bindilatti, Odirlei Pessoni, Rafael Souza, Edson Martins e o reserva Erick Vianna (bobsled), Michel Macedo (esqui alpino), Victor Santos (esqui cross country) e Isabel Clark (snowboard).

O Chefe da Missão Brasileira nos Jogos Olímpicos de Inverno Pyeong Chang 2018 será o presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), Stefano Arnhold. Esquiador máster, Stefano foi o Chefe de Equipe das modalidades de neve em quatro edições anteriores dos Jogos (Salt Lake 2002, Turim 2006, Vancouver 2010 e Sochi 2014) e Chefe de Missão nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi 2014 e da Juventude Innsbruck 2012. Em PyeongChang, Stefano acumulará a função de chefe de equipe dos desportos na neve. Já o presidente da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo, Matheus Figueiredo, será o chefe de equipe de suas modalidades.

“Estamos muito contentes com a dedicação dos atletas e suas respectivas comissões técnicas multidisciplinares da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo e da Confederação Brasileira de Desportos na Neve, que culminou com a classificação de nove atletas de cinco modalidades esportivas”, disse Stefano Arnhold. “Tivemos a inédita classificação do trenó masculino de 2 no bobsled e teremos uma delegação que combina a experiência de atletas consagradas como a Isabel Clark, que vai para sua quarta disputa olímpica, e Jaqueline Mourão, indo para sua sexta disputa, com a juventude de novatos como o Michel Macedo e o Victor Santos. Na Patinação Artística, Isadora Williams chega a sua segunda edição olímpica, enquanto Edson Bindilatti, piloto do bobsled, vai para sua quarta participação, tendo feito parte da equipe desde de Salt Lake City 2002”, completou Arnhold.

A delegação brasileira utilizará as duas Vilas Olímpicas dos Jogos: Gangneung, na costa, e a vila de PyeongChang, na montanha. Isadora Williams ficará na Vila de Gangneung, na costa, próxima à instalação onde competirá – a Gangneung Ice Arena. Já o restante da delegação ficará alojada na vila de PyeongChang, na montanha, onde serão realizadas as competições de bobsled, esqui alpino e cross country, além do snowboard.

O COB realizou duas visitas precursoras à Coreia. Em fevereiro do ano passado, integrantes da entidade participaram de reuniões com o Comitê Organizador e visitas às instalações olímpicas. “As confederações trabalham com muita seriedade, buscando estabelecer os seus planos e projetos da maneira mais estável possível e mantendo os atletas brasileiros competindo em alto rendimento”, comentou Gustavo Harada, gerente geral de Jogos e Operações Internacionais do COB, que esteve em PyeongChang no ano passado. “As instalações são excelentes. PyeongChang possui um inverno consistente e vai promover uma boa edição dos Jogos”, completou Harada, que embarca para a sede dos Jogos no próximo dia 25 para preparar a chegada da delegação brasileira.

Fonte: Comitê Olímpico Brasileiro (adaptado)
Disponível em: COB / Acesso em: 26/01

 

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Comentários estão fechados

Videoteca

Jogos Olímpicos de Inverno: Conheça o Curling Jogos Olímpicos de Inverno: Conheça o Curling

19/02 Jogos Olímpicos de Inverno: Conheça o Curling