Simpósio Temático História do Esporte e das Práticas Corporais – VII EPHIS

Publicado em 15/01/2018 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Categoria:

Universidades

DATA:

07/05/2018 - 11/05/2018

HORÁRIO:

00:00

INSCRIÇÕES:

De: 23/12/2017 Até: 29/01/2018

Investimento:

Curso gratuito

Curso criado por:

Encontro de Pesquisa em História da UFMG - Ephis

Telefone: (31) 3409-5050

E-Mail: comunicacao@fafich.ufmg.br

Site

Local do curso:

Fafich - UFMG / Faculdade De Filosofia E Ciências Humanas

Endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha,
BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS, 31270-901

Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha

Descrição do curso

Estão abertas as inscrições do Simpósio Temático História do Esporte e das Práticas Corporais que ocorrerá no VII Encontro de Pesquisa em História da UFMG, entre 7 e 11 de maio, e será coordenado por Marcus Vinícius Lage (UFMG), Raphael Rajão (CPDOC/FGV), Sarah Soutto Mayor (UFJF) e Thiago Costa (Museu Brasileiro do Futebol/UFMG).

O evento aceita submissão de comunicação desde graduandxs e há previsão de publicação de textos nos anais do Encontro. Mais informações:

https://www.ephisufmg.com.br/evento/#simposios-tematicos

Inscrições até 29 de janeiro.

Título: História do Esporte e das Práticas Corporais

Descrição: O objetivo deste simpósio temático é promover a troca de ideias e experiências de pesquisas que têm o esporte e as práticas corporais como objeto de investigação. Nas últimas duas décadas, no Brasil, a História do Esporte e das Práticas Corporais vem se consolidando no âmbito do campo acadêmico da História. A complexidade do campo esportivo e a aderência da população global despertaram o interesse de pesquisadores que vislumbram em tais fenômenos a possibilidade de ampliar a compreensão de contextos sociais complexos. Hoje, o tema encontra- se disseminado em programas de pós-graduação de diversas áreas, tais como Sociologia, Antropologia, Psicologia, Letras, Educação Física e História. Destaca-se, sobretudo na última década, a criação de grupos de estudo e laboratórios em universidades de São Paulo, Bahia, Paraná, Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro, o que potencializou a publicação de livros, capítulos e artigos em periódicos. Nesse percurso, é fundamental a troca de experiências, debates e o compartilhamento de pontos de vista teóricos, metodológicos e epistemológicos entre os pesquisadores. Nos encontros nacionais e regionais de História, os simpósios dedicados ao tema estão estabelecidos desde o início dos anos 2000. Nesse mesmo sentido, desde a V edição deste Encontro de Pesquisa em História realizamos o presente Simpósio Temático congregando os pesquisadores interessados no esporte e nas diferentes práticas corporais institucionalizadas: dança, educação física, ginástica, atividades físicas “alternativas” (antiginástica, eutonia, ioga etc.), alguns fenômenos análogos de períodos anteriores à Era Moderna (as práticas de gregos, os gladiadores romanos, os torneios medievais, um grande número de manifestações lúdicas de longa existência), entre outras (como, por exemplo, a capoeira). Estudos do lazer também têm sido contemplados, especialmente em suas articulações com os usos do corpo. Trabalha-se, assim, com a perspectiva de utilizar o esporte e as práticas corporais como uma chave para compreender, interpretar e/ou explicar cenários culturais, políticos, econômicos e sociais, sobretudo dos séculos XIX e XX.

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Comentários estão fechados

Videoteca