(Des) Motivação na Educação Física Escolar: Uma Análise a Partir da Teoria da Autodeterminação

Publicado em 10/04/2017 por

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O estudo objetivou identificar a presença da desmotivação na educação física escolar, por meio da teoria da autodeterminação, com vistas à compreensão de possibilidades de intervenção. Aplicamos o questionário de Goudas, Biddle e Fox (1994) para 371 alunos de educação física do ensino médio. Na análise dos dados usamos o teste de Mann-Whitney e o alpha de Conbrach. Os resultados indicaram baixa prevalência de desmotivação (7,3%), evidenciaram que para esse contexto de estudo a motivação prevaleceu e contrariaram achados anteriores. A pesquisa aponta algumas estratégias que podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.

Por: Antonio Carlos Monteiro de Miranda, Ieda Parra Barbosa?rinaldi,  e Lenamar Fiorese Vieira.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte – v.38 – n.3 – 2016

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/pt/-des-motivacao-na-educacao-fisica/articulo-resumen/S0101328915001286/

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