Eleição que preencheu 38 vagas no Comitê Olímpico Brasileiro aconteceu nesta sexta-feira

Publicado em 23/03/2018 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly
COB conheceu hoje os novos integrantes da sua diretoria. (Foto: Reprodução/COB)

COB conheceu hoje os novos integrantes da sua diretoria. (Foto: Reprodução/COB)

Aconteceu nessa sexta-feira (23) as eleições que definiram novos cargos no Comitê Olímpico Brasileiro (COB). O Comitê já havia oficializado, no dia 26/02, os nomes dos três candidatos à vice-presidência da entidade, além dos candidatos às dez cadeiras no Conselho de Administração e cinco no Conselho de Ética.

As eleições aconteceram na sede do COB, no Rio de Janeiro, e tiveram direito a votos os membros da Assembleia do Comitê (presidentes das 35 confederações filiadas ao COB, além dos 12 atletas mais bem votados para a composição da Comissão de Atletas do COB e o membro brasileiro do COI, Bernard Rajzman).

Confira abaixo a lista dos eleitos:

Vice-presidente:
Marco Antônio La Porta

Conselho de Administração
Para o Conselho de Administração serão escolhidos dez membros efetivos, sendo oito presidentes de Confederações Brasileiras Olímpicas e dois membros independentes. Segue abaixo os eleitos:
1. Confederação Brasileira de Golfe (Euclides Antônio Gusi)
2. Confederação Brasileira de Canoagem (João Tomasini Schwertner)
3. Confederação Brasileira de Karate (Luiz Carlos Cardoso do Nascimento)
4. Confederação Brasileira de Vela (Marco Aurélio de Sá Ribeiro)
5. Confederação Brasileira de Gelo (Matheus Bacelo de Figueiredo)
6. Confederação Brasileira de Boxe (Mauro José da Silva)
7. Confederação Brasileira de Esgrima (Ricardo Pacheco Machado)
8. Confederação Brasileira de Judô (Silvio Acácio Borges)

Membros Independentes:
1. Carlos Augusto dos Santos Osso
2. Sérgio Augusto Santos Rodrigues

Conselho de Ética
O Conselho de Ética será composto por cinco membros efetivos, sendo no mínimo três membros independentes. Segue dos eleitos:

Membros Não independentes:
1. Bernardino Santi
2. Sami Arap Sobrinho
Membros Independentes:
1. Alberto Murray Neto
2. Guilherme Augusto Caputo Bastos¹
3. Ney de Barros Bello Filho

¹ Guilherme Augusto Caputo Bastos é mineiro, nascido em Juiz de Fora. Preside a Associação Nacional do Direito Desportivo e é ministro do Supremo Tribunal do Trabalho.


Governança Vigiada

A criação do Conselho de Administração no novo estatuto é uma forma de reforçar as práticas de boa governança no COB. Foi uma das exigências do COI para retirar a suspensão imposta ao Brasil após as acusações a Nuzman.

Além dos dez membros, o Conselho de Administração contrará com a presença de Bernard Rajzman, ex-jogador de vôlei e membro brasileiro no COI, e dos presidentes e vice-presidentes do COB e da Comissão de Atletas, que são Arthur Zanetti (ginástica) e Yane Marques (pentatlo moderno)

“Serão mais pessoas atentas para manter o COB dentro dos parâmetros da boa governança, assim como ocorrerá com o novo Conselho de Ética”, disse Paulo Wanderley Teixeira, que assumiu o comando do COB em outubro.

Segundo ele, as reuniões dos conselhos ocorrerão bimestralmente e os integrantes não serão remunerados – o único custo para o COB serão as passagens aéreas e diárias de hotel, se for o caso.

Presidente da ONG Sou do Esporte, que participou de sugestões para o novo estatutodo do COB, Fabiana Bentes elogia a eleição, mas lembra que é preciso uma renovação mais profunda.

“Não será a oxigenação como gostaríamos, pois alguns cargos que serão ocupados por dirigentes que não deveriam estar ali. Mas trata-se de um avanço para o esporte”, diz.

Para ela, quem não tiver conhecimento em boa administração esportiva pode se complicar. “Não se trata apenas de comprovar contas. Aquele que não estiver preparado sobre como funciona o Conselho de Administração, dará um tiro no pé.”

Como funcionou a eleição do COB (Reprodução/Folha de S. Paulo)

Como funcionou a eleição do COB (Reprodução/Folha de S. Paulo)

Fonte: Folha de São Paulo (adaptado)
Disponível em: https://goo.gl/7Pcva6 e https://goo.gl/TAyVws / Acesso em: 23/03/2018

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Comentários estão fechados

Videoteca

#EsporteSemAssédio – Conheça campanha do Ministério do Esporte #EsporteSemAssédio – Conheça campanha do Ministério do Esporte

09/04 #EsporteSemAssédio – Conheça campanha do Ministério do Esporte