OPORTUNIDADE – Minicurso História do Futebol no Brasil: Possibilidades de Abordagens

Publicado em 27/04/2017 por

11 de Maio de 2017  e  12 de Maio de 2017 de 08:00 – 12:00

Raphael Rajão Ribeiro

Mestre em História

Universidade Federal de Minas Gerais/ Fundação Municipal de Cultura

raprajao@gmail.com

Marcus Vinícius Costa Lage

Mestre em Ciências Sociais / Doutorando em História

PUC Minas / UFMG

mvclage@gmail.com

Thiago Carlos Costa

Mestre em Estudos Literários

UFMG

thiagoc_costa@yahoo.com.br

Ementa

A adoção do futebol como objeto de estudo da produção historiográfica brasileira dialogou diretamente com a emergência de perspectivas que possibilitavam novas abordagens temáticas, teóricas e metodológicas. Elaboradas a partir de uma crise de antigos paradigmas e da crítica dos grandes modelos explicativos, essas correntes possuíam forte caráter interdisciplinar que foi fundamental para incorporar o assunto que já vinha sendo tratado em outras áreas das Ciências Humanas. No presente minicurso, apresentaremos alguns dos principais debates que pauta(ra)m a produção acadêmica sobre essa modalidade esportiva e que contribuíram na conformação desse campo de pesquisa no país. Desse balanço bibliográfico, demarcaremos, em particular, a especificidade da produção do conhecimento histórico sobre o futebol no Brasil, abordando questões relacionadas ao uso de fontes de pesquisa segundo algumas das principais dimensões historiográficas, como a História Social da Cultural e a História Política.

Cronograma das atividades:

8 horas/aula

Dia 1 – 2 horas/aula – Apresentação do Minicurso e Balanço Bibliográfico da produção das Ciências Humanas sobre o futebol no Brasil

Dia 2 – 2 horas/aula – Futebol no Brasil e debates com a História Social

Dia 3 – 2 horas/aula – Abordagens sobre o futebol no Brasil a partir da História Política

Dia 4 – 2 horas/aula – Futebol no Brasil na perspectiva dos Estudos Culturais e Literários

Mais informações: