Inscrições abertas para vaga de estágio voluntário no Centro de Treinamento Esportivo da UFMG

Publicado em 23/01/2018 por

Foto: Divulgação CTE

O setor Psicologia do Esporte do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, coordenado pelo Professor Franco Noce, receberá inscrições  de candidatos entre os dias 29 de janeiro e 10 de fevereiro de 2018 para estágio voluntário a ser iniciado no próximo mês. As vagas são destinadas a alunos de graduação, matriculados a partir do 6º período do curso de Educação Física ou Psicologia (Bacharelado), ou profissionais graduados em Psicologia ou Educação Física.

O esporte, fenômeno de grande influência na sociedade, além de formar atletas de alto rendimento, mostra-se extremamente relevante por promover melhoria da saúde física e mental.

E pensando na saúde mental dos atletas e entusiastas esportivos, a Psicologia do Esporte estuda os comportamentos de pessoas envolvidas no contexto esportivo e de exercício físico. O objetivo do psicólogo do esporte é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e compreender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem estar de uma pessoa nesse ambiente.

A atuação desse profissional está geralmente relacionada aos esportes de alto rendimento,  ou seja, a psicologia é utilizada como uma ferramenta para aperfeiçoar o processo de recuperação e para otimizar o desempenho do atleta. Mas não é só! As áreas de intervenção são compostas também: pelas práticas de tempo livre (atividade física como manutenção da saúde e do bem estar), pelo esporte escolar (a relação do praticante com o ambiente escolar, nos mais variados graus), pela iniciação esportiva (crianças e jovens envolvidas em atividades esportivas, pedagógicas e competitivas), pela reabilitação (recuperação psicológica de lesão de atletas e praticantes de esporte, assim como pessoas que praticam atividade física como meio para reabilitação ou inserção social e por fim pelos projetos sociais (tem como intuito o esporte como meio de educação e socialização de crianças e jovens de comunidades carentes).

O formulário de inscrição está disponível neste link e as inscrições devem ser feitas através do e-mail psicoesportecteufmg@gmail.comClique aqui para conferir o edital completo.

Centro de Treinamento Esportivo

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) é uma parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esporte, que visa o estabelecimento de uma política integrada de desenvolvimento técnico-científico de atletas, treinadores e graduandos dos diversos cursos integrantes da equipe multidisciplinar.

Fonte: Ascom EEFFTO

#EsporteSemAssédio – Conheça campanha do Ministério do Esporte #EsporteSemAssédio – Conheça campanha do Ministério do Esporte

09/04 #EsporteSemAssédio – Conheça campanha do Ministério do Esporte