Por: Cleber Phillipe de Brito
Há algumas semanas, mais precisamente no dia 19 de junho de 2013 foi aprovado pelo Senado Federal depois de 11 anos de tramitação, o Projeto de Lei do Ato Médico que dispõe sobre o exercício da medicina no Brasil. O assunto tem causado polêmica e estranhamento entre os profissionais da saúde e gerado protestos e manifestações por todo o país.
Toda essa movimentação suscita uma questão latente na sociedade brasileira: a legitimação profissional.
Todas as profissões sofrem com sujeitos incapacitados e não qualificados que exercem ilegalmente a ocupação. Na Educação Física não é diferente. O exercício da Educação Física por pessoas desqualificadas, em academias, clubes e até mesmo em escolas é extremamente prejudicial para a qualidade da prestação dos serviços aos cidadãos.
Em termos históricos, a legitimação do profissional de educação física ocorreu em 1998 com a promulgação da Lei 9.696- aproximadamente setenta anos depois dos primeiros registros da profissão em nosso país. É inevitável questionar: Porque demorou tanto tempo? A verdade é que o processo de legitimação profissional é longo e deve ser conquistado passo a passo. Até que a profissão de Educação Física fosse reconhecida juridicamente, vários documentos tiveram que ser elaborados para nortear tanto a prática quanto a formação profissional.
A legitimação profissional é um processo contínuo que vai além da simples regulamentação jurídica. É preciso que o profissional de Educação física reflita constantemente sobre seu processo de formação, seja inicial ou continuada, sobre as construções presentes na sua área de atuação, sobre seu papel na sociedade.
A Educação Física engloba um vasto conjunto de atividades e exercícios físicos além dos esportes, bem como todo o conhecimento científico que é necessário para estudar tais atividades que envolvem a totalidade do movimento humano. Dessa forma, pode-se considerar o Profissional de Educação Física como o principal responsável pela orientação física das diversas formas da execução de esportes, exercícios e atividades físicas.(OLIVEIRA, A.L; SILVA, M.P.,p.3,s/d)
Ser profissional de Educação Física é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. É proporcionar momentos de lazer, convivência e saúde física e mental. É colaborar para a formação do caráter das crianças. É participar da instauração de valores esquecidos na atualidade- cooperação, persistência, espírito de equipe e auto-controle.
Apresenta-se hoje, um real desafio aos profissionais de educação física: Refletir sobre seu percurso, seu espaço, sua valorização. Este exercício é fundamental para o enriquecimento como profissional e como sujeito.
Sobre o autor: Cleber Phillipe de Brito é estudante do 8º Período de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-PUCMINAS.
Referências: OLIVEIRA, Aurélio Luiz de; SILVA, Marcelo Pereira da. O profissional de educação física e a responsabilidade legal que o cerca: fundamentos para uma discussão. Disponível em:http://migre.me/fjeQT Fontes: Estadão; PortalTerra;DiariodePernambuco