O estudo teve como tema principal o marketing de patrocínio esportivo e objetivou apresentar às empresas de vários segmentos as principais diretrizes necessárias para o desenvolvimento de um projeto de patrocínio esportivo, bem como demonstrar quais são os principais motivos pelo acentuado crescimento das instituições de ensino nestes projetos, utilizando-se para isso da tipologia Pesquisa Diagnóstico. Através de questionários encaminhados por e-mail, no período de agosto a setembro de 2003, foram pesquisadas 12 instituições de ensino que já possuem projetos de marketing de patrocínio presentes na mídia. Desses projetos, 45% tiveram início através da decisão das instituições em apoiar o esporte brasileiro, fazendo com que 77% obtenham um custo mensal superior a R$ 30.000,00 mensais. Os projetos existentes têm, em média, cinco anos de existência, e comprovam que o patrocínio esportivo é uma estratégia de retorno à longo prazo. Conclui-se, portanto, que o retorno à longo prazo e a falta de interesse no apoio ao esporte e no fortalecimento do relacionamento com a comunidade impedem que empresas de outros segmentos invistam nesta estratégia de marketing, sobressaindo-se, então, as instituições de ensino.
Autores: Jefferson Roberto Machado e Carlos Alberto Zem
Confira o artigo na íntegra clicando aqui.