“Não faria outra coisa, quero ser atleta!”, é o desejo da jovem Livya Kezia

Publicado em 21/02/2018 por

Livya Kezia, 15 anos e atleta do atletismo

Livya Kezia, em uma das diversas corridas de rua que participou (Foto: acervo pesoal)

Marcelo D2 já disse na canção “você é o reflexo e espelho do seu pai” e Livya Kezia é um exemplo disso. Por incentivo do pai Reinaldo, Livya começou correr e não quer mais parar. Pensando no futuro, a jovem atleta de 15 anos que já corre nas provas de 1000 e 3000m, almeja disputar as Olimpíadas. .

Livya conversou com o Observatório do Esporte e contou um pouco de sua história, sua rotina e planos para o futuro. Confira:

Como foi seu primeiro contato com o atletismo? Quem foi seu maior incentivador?

Meu pai Reinaldo sempre correu e quando eu tinha 5 anos, eu comecei a acompanhá-lo de bicicleta. Ele me chamou para correr com ele, então fui e gostei.

Foto: acervo pessoal

Você tem algum ídolo no esporte? Se sim, qual?

O Bolt e a Tirunesh Dibaba, atleta da Etiópia. Ela é multicampeã mundial nos 5.000 m e 10.000 m e recordista mundial dos 5.000 m, completados em 14m11s – conseguidos em Oslo, Noruega, em 2008.

Qual o maior desafio que você enfrenta para ser atleta?

Meu maior desafio foi a primeira vez que eu corri em uma pista. Eu tinha 7 anos na época e a competição foi na cidade de Datas. Mas foi lá que me disseram que eu tinha futuro na corrida.

Além disso, a falta de patrocínio fixo me limita a participar de algumas competições, porque falta dinheiro para as viagens.

Como concilia escola e treino? Como é sua rotina?

Eu estudo pela manhã e treino a tarde todos os dias.

Você representa algum clube?

Represento o clube Clã Delfos, com o treinador Nikolas Chaves.

Seus amigos também praticam esportes?

Sim. Eu treino com alguns deles.

Além do esporte, quais são seus hobbies?

Eu gosto de correr mesmo. De ir para aula e ir para a academia.

O que significa o esporte para você?

O esporte é algo que eu gosto muito e além de tudo, sem ele eu não tenho saúde.

Você citou as Olimpíadas como seu maior sonho. Como você está se preparando?

Além dos treinos, eu preparo muito a mente para quando chegar o momento.

Se não fosse atleta, qual profissão gostaria de seguir?

Não teria outra. Quero ser atleta.

Você tem alguma dica para os jovens atletas que querem iniciar a carreira de atleta?

Mantenha sempre o foco e sempre siga os sonhos que você tenha.

Clube Clã Delfos

Fundado em 25 de setembro de 1983, o Clã Delfos é uma Entidade Esportiva, sem fins lucrativos, filiada na Federação Mineira de Atletismo (FMA) e na Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), tendo a sede esportiva em Betim e sede administrativa em Belo Horizonte. Através de suas competições, proporcionou a prática de três modalidades Olímpicas, sempre se destacando a nível mineiro. As modalidades disputadas oficialmente são o Atletismo, o Ciclismo e o Handebol, nas classes masculina e feminina.

Os principais objetivos iniciais do Clã Delfos, quanto aos atletas, eram incentivar e dar oportunidade ao estudante interessado em praticar esportes de nível estadual e nacional, somente, limitados apenas a atletas federados.

Os atletas do atletismo são destaques do clube, dentre eles está Rafael Pereira, também entrevistado pelo Observatório.

Observatório do Esporte de Minas Gerais

#EsporteSemAssédio – Conheça campanha do Ministério do Esporte #EsporteSemAssédio – Conheça campanha do Ministério do Esporte

09/04 #EsporteSemAssédio – Conheça campanha do Ministério do Esporte