O que uma pós-graduação em Educação Física escolar pode proporcionar para sua carreira?

Publicado em 25/10/2017 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Este estudo tem como objetivo analisar e compreender o paradigma de formação docente que permeia os cursos de especialização em Educação Física escolar em Goiás. São dois os cursos analisados: um oferecido por uma Universidade Estadual e outro por uma Universidade Federal. Diante desse objetivo, nos propusemos a entrevistar discentes, docentes e coordenadores de ambas as instituições, bem como a analisar seus projetos para os cursos de especialização que oferecem, constituindo o processo a partir da abordagem qualitativa.

Nossa caminhada ao longo deste estudo possibilitou perceber que ambos os cursos analisados são cursos sérios e que procuram fornecer uma formação de qualidade aos professores-alunos. Ambos os cursos de especialização possuem perspectivas de formação docente muito próximas, correspondendo ao modelo universitário ou acadêmico de formação continuada. Tal perspectiva de formação não fica sem consequências, como pudemos perceber na posição dos professores-alunos na qual a dependência de seu tempo de experiência profissional manifestaram percepções de distância dos cursos em relação ao contexto escolar, percepção de exterioridade com os saberes e, até mesmo, ausência de “continuum” na formação. Diante do percurso trilhado ao longo da pesquisa e dos aspectos que tentamos evidenciar apontamos que, embora o modelo acadêmico de formação continuada continue tendo a sua importância, é interessante a constituição de modelos alternativos para o oferecimento de cursos de especialização.
Consequentemente, isto implica em uma maior unidade entre docentes das universidades e das escolas, bem como uma nova perspectiva de formação de professores.

Para ler o artigo completo, clique:https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16581/18294

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Comentários estão fechados

Videoteca

Atleta mineiro participa de ação com Comitê Brasileiro de Clubes com foco nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 Atleta mineiro participa de ação com Comitê Brasileiro de Clubes com foco nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020

22/11 Atleta mineiro participa de ação com Comitê Brasileiro de Clubes com foco nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020