Praticar o exercício que você gosta pode ajudar a frear o ganho de peso, diz estudo.

Publicado em 19/10/2017 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly
Foto: iStock

Foto: iStock

Uma situação comum mencionada pelos praticantes de atividades físicas é a mudança que o exercício provoca no apetite e na escolha dos alimentos. Recentemente, um estudo realizado por pesquisadores australianos e publicado na renomada revista científica Medicine & Science in Sports & Exercise, avaliou justamente a interferência do exercício sobre a quantidade e a qualidade dos alimentos escolhidos pelos voluntários, porém adicionando mais uma variável interessantíssima: a possibilidade de se escolher também o exercício a ser praticado.

O estudo avaliou 58 voluntários, homens e mulheres, que foram distribuídos em dois grupos: o grupo cujos avaliados podiam escolher o exercício que iriam praticar, e o grupo que faria o exercício sem a chance de escolha. Porém, ambos tinham o mesmo gasto calórico.

Após a realização dos exercícios, os voluntários puderam escolher livremente num buffet de alimentos variados – saudáveis e não-saudáveis. Apesar dos voluntários reportarem um nível similar de apetite, a autonomia na escolha do exercício resultou numa menor ingestão calórica pós-exercício, com um menor percentual de escolha de alimentos não-saudáveis.

Além disso, os avaliados com opção de escolha reportaram maior percepção de prazer e de valorização do exercício praticado. Esses resultados são muito interessantes, uma vez que reforçam a importância de se permitir que o indivíduo participe ativamente na escolha do programa de atividades físicas o qual se submeterá. Pois, apesar dos inúmeros benefícios que os exercícios promovem sobre a saúde humana, certos comportamentos como a escolha inadequada de alimentos, ou seu consumo excessivo, podem prejudicar seus efeitos positivos.

Fonte: Globoesporte.com / EuAtleta.com

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Comentários estão fechados

Videoteca

Atleta mineiro participa de ação com Comitê Brasileiro de Clubes com foco nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 Atleta mineiro participa de ação com Comitê Brasileiro de Clubes com foco nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020

22/11 Atleta mineiro participa de ação com Comitê Brasileiro de Clubes com foco nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020