Projeto incentiva a prática de ginástica artística e atletismo por crianças e adolescentes

Publicado em 21/09/2017 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly
CTAES oferece aulas gratuitas de ginástica rítmica para crianças até 10 anos. Foto: Divulgação/CTAES

CTAES oferece aulas gratuitas de ginástica rítmica para crianças até 10 anos. Foto: Divulgação/CTAES

Com o intuito de incentivar a prática de esportes olímpicos entre crianças e adolescentes, o Centro de Treinamento Amigos do Esporte (CTAES) idealizou um projeto em parceria com a Uni-BH, que atende 80 alunos em Belo Horizonte. Viabilizada pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, mecanismo da Secretaria de Estado de Esportes (SEESP), e apoiada pela EMPABRA – Empresa de Mineração Pau Branco S/A, a iniciativa conta com aporte de R$ 228.546,22 oriundos da isenção fiscal do Governo de Minas Gerais para sua execução.

O programa, que já está na sua segunda edição, pretende ensinar os fundamentos do atletismo e da ginástica rítmica e desenvolver jovens atletas que possam participar de campeonatos nacionais em até dois anos. “Temos a intenção de expandir a possibilidade de formação básica esportiva para esses alunos, de forma que, quando concluírem, eles possam se tornar profissionais”, conta Tiago Gusmão, coordenador do CTAES, que ressaltou que os recursos viabilizados pela SEESP por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte colaboraram de forma significativa no sucesso do Centro de Treinamento: “Demos um salto de 10 anos com o recurso. Agora podemos comprar mais equipamentos e contratar mais professores”, salientou.

As atividades, realizadas desde o mês de agosto, são voltadas para crianças e adolescentes e a faixa etária atendida varia de acordo com a modalidade: para a ginástica rítmica, as crianças devem ter entre cinco a dez anos. No atletismo, adolescentes de 12 até os 18 anos podem participar.

Segundo o coordenador, apesar de as aulas já terem começado, ainda há vagas para as duas modalidades. Para se candidatar, é preciso que os responsáveis pelos alunos encaminhem um e-mail para ctaesporte@gmail.com constando nome completo da criança ou do adolescente, o esporte escolhido e a data de nascimento. O prazo para se inscrever vai até o final de outubro.

Após esse prazo, há a previsão de que um novo processo seletivo seja realizado no início de 2018. Tiago diz que planeja levar, a partir do próximo ano, o projeto para outras regiões de BH, como o Taquaril. O coordenador relata a importância de expandir o programa pois, segundo ele, os jovens de Belo Horizonte são muito carentes de uma prática mais aprofundada de esportes.

Ao se matricular, é necessário que o interessado preencha um formulário online disponível na página do Facebook do Centro de Treinamento Amigos do Esporte e a confirmação da inscrição é enviada via e-mail. Os alunos inscritos fazem testes e medições que são avaliadas por profissionais como forma de seleção. Apesar do teste, o CTAES diz que não é exigido que os candidatos tenham experiência prévia no esporte, pois a intenção do projeto é formar o aluno desde a base.

Minas Esportiva Incentivo ao Esporte

Por meio do programa de fomento à prática esportiva, 0,05% da receita líquida anual do ICMS que coube ao Governo de Minas Gerais podem ser direcionados pelas empresas contribuintes para apoiar atividades esportivas ou paradesportivas.

Desde 2013, quando a Lei Nº 20.824 que regulamenta a ação foi sancionada, foram aprovados 488 projetos que proporcionaram benefícios tanto para a população atendida quanto para as empresas apoiadoras. Desse total 142 projetos já foram executados ou estão em execução com recursos captados que ultrapassam os R$ 40 milhões. Já são mais de 76 mil beneficiários entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, de 56 municípios mineiros.

Saiba mais em: incentivo.esportes.mg.gov.br.

Fonte: Ascom Secretaria de Estado de Esportes / Disponível em: https://goo.gl/oQk8SM Acesso em 21 de setembro de 2017
Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Comentários estão fechados

Videoteca

“Cápsula do tempo” percorre o Brasil recolhendo depoimentos visando Tóquio 2020 “Cápsula do tempo” percorre o Brasil recolhendo depoimentos visando Tóquio 2020

16/10 “Cápsula do tempo” percorre o Brasil recolhendo depoimentos visando Tóquio 2020