Quer montar uma Associação? Saiba por onde começar!

Publicado em 02/05/2013 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Uma associação, conforme o art. 53 do Código Civil, Lei nº 10.406/2002, é a “união de pessoas que se organizam para fins não econômicos”. Ou seja, pessoas que se reúnem para realização de atividades sem fins lucrativos. Podem ser criadas associações para a promoção de cultura, esporte, lazer, assistência social, dentre outros. As associações são o que conhecemos como ONGs: Organizações Não Governamentais. 

A seguir, serão apresentados os passos e modelos de documentos que, inicialmente, são necessários para constituir uma associação. 

Para começar, basta que pelo menos duas pessoas expressem livremente o desejo de se unirem em uma associação, sendo necessário mobilizar demais pessoas interessadas a fazerem parte. O Código Civil não define número mínimo e máximo de integrantes, mas sugerimos que a associação seja integrada por pelo menos nove pessoas, conforme necessidade da associação. 

A manifestação da vontade deve ser realizada em uma Assembleia de Constituição, onde é expresso o desejo de constituir uma associação. A Assembleia é uma reunião formal, para discutir e deliberar sobre temas determinados. 

Após a Assembleia de Constituição, sugere-se a elaboração de estatuto, que será proposto e aprovado na Assembleia de Fundação e Eleição, e posteriormente, levado a registro para que a associação se constitua e possa promover os demais registros necessários para a formalização de sua pessoa jurídica e desenvolvimento regular de suas atividades. 

Portanto, para constituir uma associação, os seguintes passos precisam ser seguidos: 

1. Unir para manifestação da vontade na Assembleia de Constituição; 

2. Elaborar a proposta de Estatuto; 

3. Convocar os interessados para a Assembleia de Fundação e Eleição; 

4. Na Assembleia de Fundação e Eleição, formalizar a manifestação de vontade de associação e aprovar o Estatuto; 

5. Registrar a Ata de Assembleia e do Estatuto em cartório; 

6. Providenciar outros registros necessários. 

Imagem de Freepik

1. Unir para manifestação da vontade na Assembleia de Constituição

A manifestação da vontade das pessoas que objetivam associarem-se deve ser feita em uma Assembleia de Constituição e deve seguir os pressupostos de validade do negócio jurídico conforme especifica o art. 104 do Código Civil: 

a. Ser feita por agente capaz: ter pelo menos 18 anos de idade e nenhuma restrição legal ao exercício de seus direitos; 

b. Ter um objeto lícito, possível, determinado ou determinável; 

c. Ter forma prescrita ou não defesa em lei.  

É importante lembrar que as assembleias sempre devem ter registro em ata e listas de presença assinadas pelos presentes. 

2. Elaborar proposta de Estatuto 

Os interessados em instituir uma associação precisam elaborar uma proposta de Estatuto, que será analisada e votada na Assembleia de Fundação e Eleição. Aprovada a proposta, o Estatuto passa a ser o instrumento constitutivo da associação, sujeitando os associados às regras ali estabelecidas. O documento deve contemplar as exigências legais definidas no art. 54 do Código Civil: 

  • a denominação, os fins e a sede da associação; 
  • os requisitos para a admissão, demissão e exclusão dos associados; 
  • os direitos e deveres dos associados; 
  • as fontes de recursos para sua manutenção; 
  • o modo de constituição e de funcionamento dos órgãos deliberativos; 
  • as condições para a alteração das disposições estatutárias e para a dissolução; 
  • a forma de gestão administrativa e de aprovação das respectivas contas.  

Além disso, é importante que traga regras acerca de suas finalidades, organização dos órgãos constitutivos e respectivas competências, bem como atribuições de responsabilidades. Importante também que o Estatuto seja elaborado em papel timbrado da associação.  

Após seguir as determinações legais, é recomendado que o Estatuto traga os objetivos da associação de forma bem definida, para que seja possível o planejamento, a organização, e a execução das atividades propostas.  

Clique no link a seguir para visualizar um Modelo de Estatuto de Associação.

Clique no link a seguir para baixar um Modelo de Estatuto de Associação.

3. Convocar os interessados para Assembleia de Fundação e Eleição

Elaborada a proposta de Estatuto, deverá ser agendada uma Assembleia de Fundação e Eleição, sendo cada pessoa envolvida previamente notificada de sua realização, por meio de um Edital de Convocação.  

3.1. Edital de Convocação 

O Edital de Convocação é um elemento indispensável à realização da Assembleia de Fundação e Eleição. É por meio dele que se dará publicidade e que se levará a conhecimento dos interessados a realização da Assembleia. 

Clique no link a seguir para visualizar um Modelo de Edital de Convocação de Assembleia de Fundação e Eleição

Clique no link a seguir para baixar um Modelo de Edital de Convocação de Assembleia de Fundação e Eleição.

O Código Civil não especifica forma e prazo para essa convocação, mas a Lei das Sociedades Anônimas, Lei nº 6.404/1976, traz algumas orientações que podem ser utilizadas pelas associações: 

a. É recomendado que a convocação para Assembleia seja feita mediante anúncio publicado por três vezes, no mínimo, contendo o local, data e hora da assembleia e a ordem do dia (pauta do encontro). 

b. Uma dica é realizar a convocação nas redes sociais. 

c. É importante que a primeira convocação seja feita com oito dias de antecedência, no mínimo, para que sejam feitas as três convocações sugeridas. Não se realizando a Assembleia, publica-se novo anúncio, de segunda convocação, com antecedência mínima sugerida de cinco dias. 

d. Sugere-se que a Assembleia de Fundação e Eleição, bem como as demais Assembleias, sejam realizadas no local onde será a sua sede; quando for efetuada em outro local, os anúncios deverão indicar, com clareza, o lugar da reunião. 

Destaca-se que o prazo pode ser livremente escolhido pela associação, conforme conveniência e necessidade dos associados. O Estatuto também pode definir, ao invés da publicação, uma outra forma de notificação aos associados que tenha o mesmo alcance de informá-los sobre a realização das Assembleias. 

4. Na Assembleia de Fundação e Eleição, formalizar a manifestação de vontade de associação e aprovar o Estatuto

No local, data e hora designados, reunidos os associados, será iniciada a Assembleia de Fundação e Eleição. Dentre os presentes, será eleito um(a) presidente(a) do ato e um(a) secretário(a), que passará a expor a finalidade da reunião: fundação da associação, aprovação da denominação e do estatuto e eleição dos membros. Analisada e aprovada a denominação, em seguida, passará à leitura da proposta de Estatuto, que será discutida e votada. Aprovado o Estatuto, passarão à votação dos membros que integrarão os órgãos da entidade e, após, será encerrada a Assembleia.  

4.1 Eleição dos membros 

Sugere-se que sejam eleitos e façam parte da Diretoria Executiva os seguintes membros: 

  • Presidente(a) da Associação; 
  • Vice-presidente(a); 
  • 1º Secretário(a); 
  • 2º Secretário(a); 
  • 1º Tesoureiro(a); 
  • 2º Tesoureiro(a). 

Para o Conselho Fiscal, sugere-se pelo menos a eleição de dois membros efetivos e um suplente. 

4.2 Ata e lista de presença 

Ao final, deve ser elaborada a ata correspondente para que seja assinada por todos os presentes ou pela(o) presidenta(e) do ato e secretária(o). Importante que sejam impressas duas vias da ata, para assinatura em ambas as vias. O mesmo acontece para o Estatuto, que deve ser aprovado e assinado em duas vias. 

No dia da realização da Assembleia de Fundação e Eleição é importante fazer uma lista de presença com o nome, número de identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF) de todos os interessados presentes que desejam ser membros da Associação. 

Vale lembrar que a lista de presença é requisito obrigatório de toda Assembleia que se realizar. Após a Assembleia de Fundação e Eleição, as demais listas de presença de Assembleias Gerais realizadas podem conter apenas os nomes e respectivas assinaturas dos associados presentes, não há necessidade de demais dados de cada um. 

Além disso, é importante lembrar que a ata e a lista de presença devem ser feitas em papel timbrado da associação, prezando sempre pela numeração correta das páginas. 

Clique no link a seguir para visualizar um Modelo de Ata de Assembleia de Fundação e Eleição

Clique no link a seguir para baixar um Modelo de Ata de Assembleia de Fundação e Eleição

5. Registrar a Ata de Assembleia e do Estatuto em cartório

De acordo com o art. 114 da lei de registros públicos, Lei nº 6.015/1973, o Estatuto e o ato constitutivo devem ser inscritos no Registro Civil das Pessoas Jurídicas. Logo, elaborada a ata da Assembleia de Fundação e Eleição, a próxima etapa é levá-la, juntamente com o Estatuto, a registro. 

Para realizar o registro, o responsável legal da associação deverá preencher um requerimento e a ele anexar os seguintes documentos: 

a. Duas vias originais da Ata de Assembleia de Constituição e Eleição; 

b. Duas vias originais do Estatuto da Associação; 

c. Lista de presença com nome, identidade e CPF dos fundadores e assinatura; 

Clique no link a seguir para visualizar um Modelo de Requerimento

Clique no link a seguir para baixar um Modelo de Requerimento.

6. Outros registros

Demais registros são necessários para a formalização da Associação, como o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) e os Alvarás. Para pleitear recursos estaduais (especificamente em Minas Gerais), tais como Termos de Fomento, Termos de Parceria e Projetos Esportivos de Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, ainda será necessário realizar inscrição no Cadastro Geral de Convenentes (Cagec). 

6.1 CNPJ 

O CNPJ é gerado de forma online pelo site www.gov.br/pt-br, e pode ser acessado diretamente no link a seguir: 

https://www.gov.br/pt-br/servicos/inscrever-ou-atualizar-cadastro-nacional-de-pessoas-juridicas

6.2 Alvarás 

Será necessária a emissão de Alvarás por parte da associação. No mínimo, devem ser emitidos o Alvará de Licença e Funcionamento e o Alvará do Corpo de Bombeiros. A depender das atividades da associação, será necessário, ainda, emitir Alvará de Vigilância Sanitária. 

6.2.1 Alvará de Licença e Funcionamento 

Para emissão de alvará de Licença e Funcionamento, a associação deverá verificar os procedimentos da Prefeitura Municipal. 

6.2.2 Alvará de Corpo de Bombeiros 

Em Minas Gerais, para emitir o alvará do Corpo de Bombeiros, não é necessário encaminhar documentação, apenas informar o número do AVCB, ou o número do projeto ou o número do protocolo registrado no Infoscip, e o serviço não tem custo, conforme indicado no site www.mg.gov.br, que pode ser acessado diretamente pelo link a seguir: 

https://www.mg.gov.br/servico/emitir-auto-de-vistoria-do-corpo-de-bombeiros

6.3 Cagec 

O Cadastro Geral de Convenentes (Cagec) será necessário caso a associação tenha a intenção de pleitear recursos estaduais (especificamente em Minas Gerais). O Cagec é necessário para formalização de Termos de Fomento, nos termos do Decreto nº 47.132/2017, Termos de Parceria, nos termos do Decreto nº 47.554/2018, e Projetos Esportivos de Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, nos termos do Decreto nº 48.753/2023, conforme disponível no site incentivo.esportes.mg.gov.br.  

Para realizar o Cadastro, basta acessar www.portalcagec.mg.gov.br

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت Dαѕн.Alι, [25.05.21 03:31] بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet