Retrospectiva Minas Esportiva Bolsa Atleta e Bolsa Técnico 2017 – Ciclismo

Publicado em 22/12/2017 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

O ciclismo é esporte olímpico desde os primeiros jogos da Era Moderna que foram realizados em 1896, em Atenas. A modalidade é dividida em três categorias: competições de estrada, pista e o bicicross (ou BMX), semelhante ao motocross, só que utilizando bicicletas, já adaptadas para fazer muitas manobras e corridas na areia.

Durante o ano a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) registrou a realização de dezenove eventos, sendo oito internacionais e onze nacionais. Todas essas competições acumularam pontos para o ranking nacional organizado pela CBC e atualizado, pela última vez, no dia 18 de dezembro.

O calendário de competições do ciclismo, de acordo com a CBC, começou em março e teve a última etapa em novembro. A lista com os resultados completos de todas as etapas, de todas as modalidades, são disponibilizados pela Confederação e você pode acessá-los nos site: BMX, pista, moutain bike, estrada e paraciclismo.

Destaques Mineiros 

Pedro Pussieldi é líder da sua categoria na modalidade BMX. (Foto: Wander Roberto)

Pedro Pussieldi é líder da sua categoria na modalidade BMX. (Foto: Wander Roberto)

Minas Gerais, por meio do programa Minas Esportiva Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, incentiva seis atletas que estão presentes no ranqueamento nacional. Dentre eles, se destaca Pedro Pussieldi, líder do ranking nacional na categoria Boys16. A colocação foi obtida com vitórias em etapas regionais como a Taça Minas de BMX e nacionais como a Copa Brasil de BMX e o Campeonato Brasileiro. Pedro é treinado pelo técnico Guilherme Pussieldi, pai do atleta, que também é beneficiário do programa estadual. Falando ao Observatório, em março deste ano, Guilherme já apostava no bom rendimento dos jovens atletas para este ano. Pedro, também em entrevista ao Observatório, comentou sobre como foi o início da carreira e dos desafios presentes.

Abaixo, confira a classificação de todos os atletas beneficiários que estão ranqueados pela CBC:

  • Pedro Pereira Pussieldi (Florestal)
    Primeiro (1º) colocado ranking nacional – Boys16
  • Julia Araújo Duarte (Mariana)
    Terceira (3ª) colocada ranking nacional – Infanto/Juvenil
  • Stella Marques de Freitas Araújo (Mariana)
    Quarta (4ª) colocada ranking nacional – Junior
  • Edson Gilmar de Rezende Junior (Lavras)
    Quinto (5º) colocado no ranking nacional – Sub-23
  • Renato Rezende (Florestal)
    Décimo primeiro (11º) colocado ranking nacional – Elite Men
  • Victor Messias Simões de Oliveira (Belo Horizonte)
    Vigésimo segundo (22º) colocado no ranking nacional – Sub-23 

Minas Esportiva Bolsa Atleta e Bolsa Técnico

Essa retrospectiva leva em consideração atletas que recebem o benefício do Minas Esportiva Bolsa Atleta e Bolsa Técnico. O Programa destina-se a apoiar financeiramente atletas e técnicos desportivos que pleiteiem o benefício e que tenham alcançado, no ano anterior ao pleito, uma das três primeiras colocações nas competições esportivas de referência ou no ranking estadual, nacional e internacional da modalidade, quando houver. No que se refere aos Jogos Olímpicos e às Paralímpicos, serão considerados os resultados e participações alcançados na edição mais recente dos eventos.

O objetivo da ação é contribuir para a manutenção da carreira dos atletas e técnicos de alto rendimento, buscando proporcionar condições para que se dediquem ao treinamento esportivo e participem de competições, visando o desenvolvimento pleno de sua carreira esportiva, de forma a manter e renovar periodicamente gerações de atletas e técnicos com potencial para representar o estado e o país nas principais competições nacionais e internacionais.

Observatório do Esporte de Minas Gerais

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Comentários estão fechados

Videoteca

#EsporteSemAssédio – Conheça campanha do Ministério do Esporte #EsporteSemAssédio – Conheça campanha do Ministério do Esporte

09/04 #EsporteSemAssédio – Conheça campanha do Ministério do Esporte