Sada/Cruzeiro bate Taubaté e é pentacampeão da Superliga

Publicado em 08/05/2017 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Sob os olhares de 14 mil torcedores que lotaram o ginásio, o time celeste confirmou seu favoritismo

Este foi o quinto título do time que disputou as últimas sete finais da Superliga (Foto: Divulgação/Inovafoto/CBV)

Maior palco do esporte especializado de Minas Gerais, o tradicional ginásio do Mineirinho teve mais uma página histórica escrita no último domingo, 7, quando o Sada/Cruzeiro conquistou o pentacampeonato da Superliga Masculina de vôlei, ao derrotar o FUNVIC/Taubaté (SP) por 3 sets a 1, com parciais de 25/22, 25/22, 18/25 e 25/19.

O Mineirinho esteve completamente lotado com 14.000 pessoas que coloriram as arquibancadas de azul e branco e empurraram o time celeste para a conquista de sua quinta taça da maior competição da modalidade do país.

De quebra, a conquista do Cruzeiro serviu como um tira-teima para o ginásio quando o assunto é final de Superliga envolvendo times mineiros e paulistas. Considerando as 16 edições da Superliga Masculina disputadas com finais diretas entre duas equipes (desde 2001/02), seis títulos haviam sido decididos no Mineirinho e apenas metade dos troféus tinha ficado com os clubes do Estado, e as outras três taças ficaram com visitantes paulistas.

Esta foi a sétima final consecutiva da Raposa no torneio, a quarta delas no Mineirinho. Nas três decisões anteriores o time havia enfrentado o SESI-SP, e conquistado dois títulos (2013/14 e 2014/15) depois de ter sido derrotado uma vez pelos paulistas (2010/11).

As outras três finais no ginásio aconteceram no início da década passada, quando a taça ainda não era disputada em partida única. Em todas o Minas Tênis Clube havia sido o representante mineiro. O clube da Rua da Bahia faturou a edição 2001/02 sobre o extinto BANESPA, no último jogo da melhor de três. E foi derrotado nas outras duas (2004/05 e 2005/06), para BANESPA e CIMED, respectivamente, nos fechamentos das séries de cinco partidas.

Apoio ao vôlei
Em diversas oportunidades o vôlei foi destaque nas ações da SEESP, como em outubro de 2016, quando o Campeonato Mundial de Clubes de Voleibol Masculino foi realizado pela quarta vez consecutiva em solo mineiro, no Ginásio Divino Braga, em Betim.

Além disso, com recursos aprovados pelo edital 2016 do Minas Esportiva Incentivo ao Esporte, o estado também recebeu o Campeonato Sul-Americano de Clubes. Realizado em fevereiro, em Montes Claros, a competição terminou com o título do Cruzeiro. Em outro projeto aprovado no edital 011/2015, o time daquela cidade captou R$150 mil da isenção fiscal da administração estadual junto aos Supermercados BH. O recurso foi investido na participação do time na competição nacional e para a contratação de integrantes para sua comissão técnica. Outra ação contemplada pela iniciativa foi a realização de cursos, como as duas edições do “Voleibol Avançado”, realizadas em fevereiro e abril na cidade do Norte do estado.

Dos 473 projetos aprovados pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte desde 2014, 138 contêm o vôlei nas suas atividades, o que equivale a 29,2% das iniciativas. Por meio do programa de fomento à prática esportiva, 0,05% da receita líquida anual do ICMS que coube ao Governo de Minas Gerais pode ser direcionado pelas empresas contribuintes para apoiar atividades esportivas ou paradesportivas.

Desde 2013, quando a Lei Nº 20.824 que regulamenta a ação foi sancionada, foram aprovados 473 projetos que proporcionaram benefícios tanto para a população atendida quanto para as empresas apoiadoras. Desse total, 128 projetos já foram executados ou estão em execução com recursos captados que ultrapassam os R$ 35,1 milhões. Já são mais de 67,4 mil beneficiários entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, de 54 municípios mineiros.

Já no ICMS Esportivo, Ano Base 2015 (o Ano de 2016 está em apuração), foram realizados 436 programas/projetos com a modalidade vôlei, com um total de 20.087 participantes em 132 municípios.

Felippe Drummond/Secretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais (SEESP)

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Comentários estão fechados

Videoteca

“Cápsula do tempo” percorre o Brasil recolhendo depoimentos visando Tóquio 2020 “Cápsula do tempo” percorre o Brasil recolhendo depoimentos visando Tóquio 2020

16/10 “Cápsula do tempo” percorre o Brasil recolhendo depoimentos visando Tóquio 2020