Saiba porque a Unesco declara judô como esporte mais adequado para crianças e adolescentes

Publicado em 29/05/2017 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Foto: iStock

Os amantes do judô sabem que uma das maiores lições do esporte está no próprio nome. O “caminho suave” transcende a prática esportiva e se torna lema de vida. A característica de integração física e social que fez com que o Comitê Olímpico Internacional declarasse a modalidade como o mais completa por promover valores de amizade, participação, respeito mútuo e esforço para melhorar.

A Unesco, braço das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, também destaca o judô como um esporte que possibilita o relacionamento saudável com outras pessoas, utilizando o jogo e a luta como um integrador dinâmico.

Além disso, conforme o estudo da Unesco, o judô é o melhor esporte de formação inicial para as crianças e jovens de quatro a vinte e um anos já que promove uma educação física integral. O esporte permite, por meio do conhecimento e prática regular do mesmo, o aprimoramento de todas as possibilidades psicomotoras: localização espacial, perspectiva, ambidestria, lateralidade, jogar, puxar, empurrar, rastejar, pular, rolar, cair, coordenação conjunta e independente de ambas as mãos e pés, dentre outras.

Fonte: Federação Gaúcha de Judô

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Comentários estão fechados

Videoteca

“Cápsula do tempo” percorre o Brasil recolhendo depoimentos visando Tóquio 2020 “Cápsula do tempo” percorre o Brasil recolhendo depoimentos visando Tóquio 2020

16/10 “Cápsula do tempo” percorre o Brasil recolhendo depoimentos visando Tóquio 2020