Entidade: Instituto Brasileiro de Excelência no Esporte e Cultura
Dimensão: Rendimento
Modalidade(s): Voleibol
Local de Execução: Escola Municipal Virgílio Melo Franco
CNPJ: 15.399.863/0001-50
Status: Encerrado
Valor Aprovado: R$ 327.778,89
Valor Captado: R$ 327.778,89
Percentual Captado: 100%
Prazo de Captação: 0 (O Prazo poderá ser prorrogado a pedido do executor)
Apoiador(es): Vallourec Tubos do Brasil S/A
Objeto do Projeto: O referido projeto CENTRO EXCELÊNCIA DO VOLEIBOL tem por finalidade fomentar os treinamentos de voleibol viabilizando a participação da equipe feminina em competições oficiais organizados pela FMV (Federação Mineira de Voleibol), na qual caracteriza o caráter do desporto de rendimento, as categorias a serem trabalhadas são Iniciantes, Pré-Mirim, Mirim, Infantil e Infanto-juvenil, da Instituto Brasileiro de Excelência no Esporte & Cultura, localizada em Belo Horizonte MG, no qual o objetivo central se caracteriza em garantir a formação de atletas proporcionando um desenvolvimento técnico, tático, permitindo alcançar melhores resultados, estimulando lideranças e o trabalho em equipe, atendendo os parâmetros necessários para eventuais convocações pelas entidades de administração do desporto, integrando assim as respectivas seleções, nos níveis estudais e nacionais de categoria de base.
Mais Informações
Objetivos: Fomentar prática do voleibol no âmbito do rendimento esportivo; Fortalecimento e consolidação da equipe no cenário regional; Desenvolver as capacidades físicas inerentes a modalidade (voleibol); Oportunizar a descoberta de novos talentos; Proporcionar a aprendizagem da técnica dos movimentos específicos do voleibol; Desenvolver as capacidades técnicas e táticas; Realização de Amistosos; Participar da Liga Mineira de Voleibol organizado pela Super Sports com parceira da Federação Mineira de Voleibol. Participar da Copa Sesc.
Número de Beneficiários: 150
Público Alvo: SELEÇÃO DO PÚBLICO ALVO. Será realizada uma divulgação através de panfletos na Escola incentivando as crianças e adolescentes a participarem do projeto Centro de Excelência do Voleibol; porém será realizada no (Mês 2) a seleção de atletas, onde serão observados os seguintes itens: INICIANTES: Nesta categoria será exigido um domínio motor mínimo, uma vez que, a finalidade neste momento é proporcionar uma maior vivência motora para suprir as categorias posteriores (GRECO & BENDA, 1998). PRÉ-MIRIM: Coordenação Motora, Biótipo e Domínio de Bola; (BOMPA, 2002) MIRIM: Coordenação Motora, biótipo, domínios prévio dos fundamentos do voleibol; toque, manchete, ataque e bloqueio; (BOMPA, 2002) INFANTIL: Refinamentos dos movimentos, biótipo, participação em categorias anteriores, fundamentos do voleibol desenvolvidos, conhecimento de regras e sistema de jogo; (BOMPA, 2002) INFANTO-JUVENIL: Performance esportiva, biótipo, participação em categorias anteriores, domínio dos fundamentos, sistemas de jogo, posição definida (atacante, levantadora, líbero, oposto e central.) e conhecimento de regras. (BOMPA, 2002) Os treinamentos acontecerão de segunda-feira a sexta-feira sendo que os horários serão definidos após a montagem das equipes, pois os treinamentos naturalmente aconteceram em contra turno escolar. NÚMEROS DE ATENDIDOS CATEGORIA INICIANTES: 50 atletas beneficiadas nascidas no ano de 2002, os treinamentos acontecerão às segunda, quarta e sexta-feira no horário á definir, totalizando 4horas e 30 minutos semanalmente. CATEGORIA PRÉ-MIRIM: 25 atletas beneficiadas nascidas no ano de 2001 os treinamentos acontecerão de segunda-feira a sexta-feira no horário de à definir, totalizando 5 horas semanais. CATEGORIA MIRIM: 25 atletas beneficiadas nascidas no ano de 2000 os treinamentos acontecerão de segunda-feira a sexta-feira no horário de à definir, totalizando 7 horas semanais. CATEGORIA INFANTIL: 25 atletas beneficiadas nascidas no ano de 1999 os treinamentos acontecerão de segunda-feira a sexta-feira no horário de à definir, totalizando 10 horas semanais. CATEGORIA INFANTO-JUVENIL: 25 atletas beneficiadas nascidas no ano de 1998 e 1997 os treinamentos acontecerão de segunda-feira a sexta-feira no horário de à definir, totalizando 10 horas semanais. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BOMPA, Tudor O. Periodização: Teoria e Metodologia do Treinamento. 4. ed. São Paulo: Phorte, 2002 GRECO P. J; BENDA R. N. Iniciação Esportiva Universal 1: Da aprendizagem ao Treinamento Técnico. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
Prazo de Execução: 12 meses
Contato
Representante: Eduardo Alexandre Alves Patricio
E-mail: lidiane.campos@ibeec.org.br
Telefone: (31) 98577-2655