Taekwondo + Escola = Inclusão Social

Publicado em 21/05/2018 por

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Entidade: Associação Araxá Taekwondo

Dimensão: Educacional

Modalidade(s): Taekwondo

Local de Execução: Associação Araxá Taekwondo

CNPJ: 06.234.087/0001-48

Status: Encerrado

Valor Aprovado: R$ 126.950,71

Valor Captado: R$ 126.950,71

Percentual Captado: 100%

Prazo de Captação: 21/05/2019 (O Prazo poderá ser prorrogado a pedido do executor)

Apoiador(es): BEM BRASIL ALIMENTOS S/A

Objeto do Projeto: Aulas gratuítas de Taekwondo, para crianças e adolescentes, faixa etária entre 11 e 17 anos, alunos da rede pública de ensino do município de Araxá/MG.

Mais Informações

Objetivos: O objetivo do presente projeto é fomentar e democratizar o acesso à prática esportiva modalidade Taekwondo , com caráter formativo educacional, através de ações e núcleos dirigidos a crianças e adolescentes em situação de risco social, faixa etária entre 11 e 18 anos incompletos, promovendo dessa forma a inclusão social, de saúde, a preservação de valores morais e o civismo, a conscientização de princípios sócio-educativos (co-educação, cooperação, emancipação, totalidade, participação, regionalismo); a aquisição de valores de direitos e deveres, a solidariedade, o aprimoramento do desenvolvimento psicomotor, e melhora do condicionamento físico. OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Aplicar a prática de taekwondo a crianças e adolescentes , faixa etária entre 11 e 18 anos incompletos. • Promover a difusão do conhecimento, viabilizando o acesso à prática e cultura do esporte e do lazer; • Oferecer práticas esportivas com qualidade, através de recursos humanos qualificados; • Proporcionar, melhor desenvolvimento humano, inclusão educacional e social; • Garantir o acesso a diversas modalidades esportivas; • Desenvolver hábitos saudáveis direcionados ao processo de desenvolvimento da cidadania; • Contribuir para redução das situações de risco social, através da prática esportiva; • Reduzir a evasão escolar, através do fortalecimento à consciência ao estudo Incentivando a freqüência escolar, • Aplicar técnicas para tornar os alunos aptos a participar futuramente em eventos locais e regionais, objetivando seguir modelo de diversos campeões que se destacaram em campeonatos regionais, estaduais e nacionais; • Viabilizar o acesso à prática esportiva e lazer através de contratação dos coordenadores e estagiário para execução do referido projeto. • METODOLOGIA O projeto Taekwondo + Escola = Inclusão visa desenvolver as capacidades físicas dos alunos, torná-los cidadãos melhores, desviando esses alunos de caminhos duvidosos e estimulando-os a prática do esporte, bem como trabalhar o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças e adolescentes estudantes da rede pública de ensino, duas vezes durante na a semana, no contraturno escolar, utilizando a prática do Taekwondo. Conforme grade horária e cronograma de atividades (anexos), serão implantados 04 núcleos com 20 (vinte ) crianças e adolescentes por núcleo, totalizando 80 atendidos , faixa etária entre 10 e 18 anos incompletos. Com duração de 11 meses de atividades , as aulas serão ministradas no contraturno escolar, para que tenham acesso a um programa de formação e educação na modalidade de Taekwondo, de modo que em uma esfera educacional, trabalharemos a boa conduta das crianças com conteúdos de uma filosofia oriental que preza respeito, cumplicidade, humildade, disciplina e perseverança, aplicadas em forma de exercícios físicos que promovem o bem estar e a qualidade de vida. A metodologia de trabalho do Projeto integra conteúdo na visão de processo educacional permanente. Fundamentar-se-á em princípios sócios educativos utilizados em práticas de técnicas que propiciem: Inclusão Gerar oportunidades à prática saudável do esporte e orientar crianças e adolescentes carentes quanto a necessidade da disciplina, respeito ao próximo e as regras, do convívio social, importantes aspectos para a formação cidadã e para a melhora na qualidade de vida. A AAT propõe a possibilidade de oferecer condições para o desenvolvimento da presente ação, por meio do taekwondo e seus princípios básicos: cortesia, integridade, perseverança, autocontrole e espírito indomável. 01) PLANO DE EXECUÇÃO Período: 12 meses 30 dias para implantação logística e planejamento e 11 meses para execução das aulas e atividades. Referência Início: Fevereiro/2018 à Janeiro/2019 Público Alvo: 80 crianças e adolescentes, faixa etária entre 12 e 18 anos incompletos, dos bairros: João Ribeiro, Fertiza e Santa Luzia, Pão de Açucar, Abolição e Boa Vista, contemplando as zona Norte, Sul, Leste e Oeste, em situação de vulnerabilidade, estudantes da rede pública de ensino do município de Araxá/MG. Atividades: 1) Taekwondo: ensinar as técnicas do esporte, sua aplicação social e seus benefícios na vida dos participantes, , diferenças de modalidades dentro do TKD como Kiorugui, Poon se, Kiopa e TKD dance. Etapas de Trabalho: Pré-produção: Implementação Fevereiro de 2018 – 30 dias - Apresentação do programa na íntegra ao corpo operacional envolvido (instalações, recursos humanos e instalações da academia AAT; - Apresentação do plano pedagógico à equipe:- plano das atividades físicas do projeto, metas a serem alcançadas e logística de trabalho (apresentação de relatórios, entre outros); - Formalização de parcerias com as unidades escolares participantes; - Reunião para formalização das logísticas de atividades onde será executado o projeto; - Contratação de serviços e aquisição de materiais; - Divulgação do projeto nos meios de comunicação e espaços afins; - Pré-inscrição; - Definição do layout do material de comunicação visual; - Confecção dos uniformes da equipe técnica e dos alunos; - Inscrição e reunião com pais e/ou responsáveis. Produção Local: Sede da Associação Araxá Taekwondo-AAT Março de 2018 a Janeiro de 2019 - 2º ao 11º mês Execução das aulas, no contraturno escolar. 04 vezes por semana,16 vezes ao mês. Hora aula: 02h, por turma, 02 vezes por semana total hora/aula mês: 32 horas Faixa Etária: Entre 11 e 18 anos incompletos. Constará do plano pedagógico permanente: - Avaliação física mensal de cada elemento. - Monitoramento semanal e bimestral através coleta e cruzamento dos dados (notas, comportamento e frequência escolar) dos alunos junto às escolas e centro esportivo para acompanhamento. Desenvolvimento Fevereiro de 2018 - Realização de inscrições e cadastros de alunos ; - Entrega dos uniformes para equipe técnica e beneficiados; - Definição dos dias e horários das aulas de cada unidade escola; - Geração das listas de chamadas, formulários e planilha de controle dos alunos; - Evento temático de abertura: apresentação do programa (atividades e metodologia) para as escolas, crianças, pais e responsáveis, parceiros investidores, parceiros apoiadores e demais envolvidos no projeto; -Desenvolvimento do material de divulgação (folders, cartazes). Março de 2018 • Início do projeto com oficialização nos meios de comunicação local e regional (rádio, tv e redes sociais); • Fixação de cartazes em escolas e estabelecimentos comerciais; • Mobilização e campanha em rádios e televisão (entrevistas), da missão do projeto; • Inicio aulas. • Março de 2018 à Janeiro de 2019 - Execução do plano de aula. - Inicio aulas. - Coleta bimestral e cruzamento dos dados (notas, comportamento e freqüência escolar) dos alunos junto às escolas e centro esportivo para acompanhamento. - Campanha de divulgação do projeto( mídia impressa, televisiva e eletrônic) Plano Pedagógico Carga Horária a) Dia das atividades: Segunda a quinta-feira b) Turmas: 02 turmas de 20 alunos cada de manhã, 02 turmas de 20 alunos cada no período vespertino totalizando 80 alunos. c) Público-alvo: Faixa etária entre 11 e 18 anos incompletos, público heterogêneo. Aulas Práticas TÉCNICAS BÁSICAS DO TAEKWONDO Serão aplicadas as seguintes técnicas: 1 - Grito (Concentração da respiração) 2 - Percepção Visual 3- Movimento e Equilíbrio 4- Controle de Postura do Corpo 5 – Controle de Força (Forte ou fraca) 6 – Controle de Rapidez ou Lentidão da Técnica 7 – Conscientização da Técnica 8 – Noção de distância 9 – Controle de Respiração 10 – Aprimoramento de Pé e Mão Aulas Teóricas Introdução sobre Medicina do Esporte; Introdução a Psicologia do Esporte; Introdução a Legislação Esportiva; A importância da Filosofia Oriental O que é o Taekwondo Mirim, Infantil e Júnior; Poomsae, atualizações; Hosinsul (agarramento e armas); Poomsae Taegeuk; Poomsae Koryo, Gumgang, Taebaek, Pyongwon; e Poomsae Sipjin, Jitae e Chonkwon. Acompanhamento • Avaliação (individual e dupla) • Reuniões mensais com responsáveis de alunos, em conjunto do coordenador operacional, para levantamento de necessidades e não conformidades. Monitoramento e Avaliação • Elaboração de Relatórios Análise de desempenho em conjunto com auxiliar técnico (estagiário) Equipe Professor Taekwondo Carga Horária Carga Horária 12 meses: 960 horas Semanal (segunda à sexta-feira): 20h (06h diárias efetivas alternadas entre o período matutino, vespertino). Mensal: 80h As atividades do esporte Taekwondo obrigatoriamente devem ser exercidas por profissional graduado em educação física, certificado e com títulos dentro do esporte. Exercendo as atividades de professor e coordenador das atividades, este profissional ficará responsável pelo desenvolvimento e relação custo-benefício da prática do Taekwondo, como esporte socioeducacional . Na fase de pré-produção, durante 30 dias, em parceria com o coordenador do projeto atuará no diagnóstico para captação de elementos, elaboração de instrumentos avaliativos e estrutura para seleção de alunos. Coordenação do Projeto Carga Horária Carga Horária 12 meses: 960 horas Semanal (segunda à sexta-feira): 20h (06h diárias efetivas alternadas entre o período matutino, vespertino). Mensal: 80h Será exercida por profissional graduado em educação física e, por tratar-se de projeto sócioeducacional, onde além das práticas técnicas deverá haver controle, gráficos dimensionais, análise de desempenho para aferição de resultados e apresentação de relatório final, o profissional desempenhará as funções abaixo. • Gestão do projeto • Captação de alunos através de parcerias com escolas e associações dos bairros referenciados no projeto; • Reunião com responsáveis para viabilidade de termos de adesão; • Estruturação de ficha socioeconômica; • Visita às famílias de atendidos; • Elaboração de contratos; • Controle e ficha de frequência profissionais envolvidos no projeto; • Elaboração de planilhas para aferição de resultados, através de acompanhamento e avaliação em conjunto com o coordenador técnico; • Conferência de planos de aulas em conjunto com o coordenador técnico; • Controle fichas de presença através do acompanhamento das aulas; • Relatório técnico quinzenal com mensuração de resultados; • Organização de evento de finalização do projeto; • Assessoria na prestação de contas. Fisioterapeuta Coordenação do Projeto Carga Horária Carga Horária 12 meses: 960 horas Semanal (segunda à sexta-feira): 20h (06h diárias efetivas alternadas entre o período matutino, vespertino). Mensal: 80h Aplicabilidade: Durante as aulas conforme grade informada no corpo do projeto Atuará no aquecimento físico pré aula, e suporte nas aulas como prevenção de possíveis contusões. Estagiário Requisito: Faixa preta em Taekwondo Carga Horária 12 meses: 880 horas Semanal (segunda à sexta-feira): 30h (06h diárias efetivas alternadas entre o período matutino, vespertino). Mensal: 120h Aplicabilidade: Durante as aulas conforme grade informada no corpo do projeto Atividades • Preparo das aulas em conjunto com o coordenador técnico; • Monitoramento de equipamentos; • Seleção e higienização de materiais; • Controle de Presença dos alunos; • Conferência de uniformes; • Aferição de higiene de alunos; • Acompanhamento condicionamento físico alunos em conjunto com o coordenador técnico; • Registro fotográfico e videográfico das atividades; • Distribuição de lanches. Materiais e Equipamentos O Taekwondo é uma arte marcial coreana que, além de modalidade esportiva, constitui-se como filosofia que visa o desenvolvimento físico, moral e social em busca da perfeição. Em seu significado, caminho dos pés e das mãos através da mente que, apesar de ser uma luta, possui, assim como quase todas as artes marciais, uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, integridade, autocontrole, cortesia, respeito e lealdade. Considerado esporte olímpico, praticado por mais de 50 mil pessoas em 189 países, requer técnica e material apropriado para cada elemento, assim como cada esporte em sua categoria. Os praticantes deste esporte devem utilizar equipamentos de proteção para proteger a cabeça, o tórax, região genital e as pernas. A vestimenta usada, geralmente na cor branca, chama-se dobok.. Em sua premissa, o projeto pretende além do elencado em seus objetivos principais: promover a iniciação a um esporte olímpico para a população da faixa etária entre 11 e 18 anos incompletos , identificar e selecionar talentos para as categorias de base e futura inserção de atletas ao altorrendimento e promover, através das metodologias disciplinares do TKD, o desenvolvimento do caráter do aluno e a formação de bons cidadãos. As práticas serão exercidas pelo período de 13 meses, entre pré-produção e produção, cujos materiais ficarão disponibilizados para a continuidade do projeto, não sendo referenciados para uma pessoa específica, mas será utilizado por outros elementos. Metas A) QUALITATIVAS Ação: Aplicação de atividades físicas, modalidade Taekwondo, para atender prioritariamente crianças e adolescentes, público heterogêneo, visando melhor qualidade de vida, interação em grupo e familiar. Período: 12 meses. Referência Início: Fevereiro de 2018 à `Janeiro de 2018 Dinâmicas e Rodas de conversas: Promover 11 encontros com familiares e atendidos, com abordagem a temas relevantes a saúde e direitos das crianças e adolescentes, a problemática do envolvimento do público alvo com álcool, drogas e demais fatores de riscos que desagregam os núcleos familiar e social. B) QUANTITATIVAS Aulas Atender 40 crianças e 40 adolescentes. Dinâmica de grupo com Integração Familiar: 22 Público-alvo: Crianças e adolescentes Faixa Etária: Entre 11 e 18 anos incompletos

Número de Beneficiários: 80

Público Alvo: Beneficiados: 80, sendo 40 crianças e 40 adolescentes. Faixa etária: 11 a 17 anos. Turmas: 04 Período: 02 matutino e 02 vespertino Público-alvo: heterogêneo Local das aulas: Sede da Associação Araxá Taekwondo Perfil: Estudantes da rede pública de ensino do município de Araxá/MG , oriundos principalmente os bairros João Ribeiro, Fertiza, Santa Luzia, Abolição, Pão de Açucar, Santo Antonio, contemplando as zonas Norte, Sul, Leste e Oeste.

Prazo de Execução: 13 meses

Contato

Representante: FRANCISCO GONÇALVES LEAL NETO

E-mail: passos.03@hotmail.com

Telefone: (34) 3661-4182

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