Seu papel no esporte limpo

Publicado em 22/09/2013 por

Ser um grande atleta não significa somente vencer competições – envolve todas as áreas da sua vida. A seguir, alguns princípios e valores que contribuem para fazer de você um grande atleta:

Ética, fair play e honestidade

Os melhores atletas são os que sabem o que o esporte realmente significa. Eles jogam de forma justa e respeitam as regras. São honestos com os colegas e com eles mesmos. Eles têm uma percepção clara do que é certo e errado e se mantém fiéis a ela. Eles querem ser reconhecido por seu sucesso e querem que as pessoas nunca duvidem que seu sucesso foi alcançado de maneira justa.

Saúde

Como atleta, sua saúde é muito importante. Sempre considere o que você faz diariamente e como isso afeta seu corpo. Certifique-se de ter uma dieta balanceada, bastante descanso e boas noites de sono. Também é importante ter tempo longe do esporte – isso permite que você cuide das suas responsabilidades escolares, tenha hobbies e veja seus amigos. Isso ajuda você e seu corpo a relaxar.

Excelência no desempenho

Sempre se esforce para ser o melhor que puder. Você pode não vencer, mas o melhor do esporte é participar e dar seu melhor. Antes de qualquer competição se concentre e se prepare. Trabalhe em parceria com seu treinador – ele está sempre buscando seu desenvolvimento e progresso.

Caráter e educação

Os melhores atletas tem caráter e sabem o que querem – eles têm metas. Educação é muito importante, uma vez que permite aos atletas entender o que eles precisam para obter um melhor desempenho. Por exemplo, seus professores podem ajudar você a aprender sobre nutrição e sobre como seu corpo responde ao treinamento e treinadores podem ajuda-lo a aprender novas habilidades para melhorar seu desempenho.

Diversão e alegria

Esporte é divertido, então aproveite. Você conhece novas pessoas e aprende a trabalhar em equipe, além de poder viajar para novos lugares.

Trabalho em equipe

Qualquer que seja o esporte que você praticar, sempre haverá um elemento de trabalho em equipe. Isso é facilmente observado em esportes coletivos, nos quais é preciso trabalhar bem em equipe para vencer. Entretanto, mesmo em esportes individuais, atletas trabalham em equipe: suas equipes podem ser seus treinadores, seus fisioterapeutas e até eles mesmos. Ao desenvolver seu talento individual, você pode ser convidado a participar de uma equipe para treinar com outros atletas da sua modalidade. Talvez algum dia você faça parte da equipe nacional e represente seu país nas olímpiadas.

Dedicação e compromisso

Pesquisas sugerem que leva aproximadamente 10 anos para se tornar um atleta de alto rendimento. Trata-se de um longo tempo e alguns atletas desistem, outros procuram por atalhos ou tomam decisões equivocadas, como fazer uso de drogas. Qualquer atleta de elite pode lhe dizer que não existem atalhos. A razão que leva atletas de elite a se emocionarem tanto quando ganham competições importantes são todos os anos de trabalho duro, perseverança e compromisso que eles viveram. Tudo que você faz agora e as decisões que você toma no presente determinarão o seu progresso. Não deixe que uma decisão errada arruíne sua carreira antes mesmo dela começar.

Respeito pelas regras e leis

O esporte funciona quando todo mundo obedece às regras. Se não tivéssemos regras no esporte seria o caos. Sempre respeite as regras – e aqueles cuja função é fazer com que as regras sejam respeitadas.

Respeito por você mesmo e por outros atletas

Todo mundo com quem você treina e compete está tentando dar seu melhor. Você deve sempre parabenizar vencedores e mostrar respeito pelo que eles alcançaram. Observe como atletas de elite trocam apertos de mãos e camisas no final de uma competição ou partida. Isso é uma demonstração de respeito pela sua concorrência, já que sem eles não haveria competição.

Coragem e resiliência

Você tem a coragem de prosseguir quando o treinamento for difícil? Você é capaz de expandir seus limites? Você tem força mental ou desiste facilmente? Quão focado você consegue ser e como você se recupera depois de um desempenho ruim? Resiliência – ser forte e permanecer forte – é uma características que atletas talentosos desenvolvem e que os fazem se destacar daqueles que só tem talentos físicos. Você deve sempre se esforçar para lidar com desapontamentos, descobrindo como enxerga-lo de maneira positiva e como aprender com seus erros.

Comunidade e solidariedade

Ser parte de um time – mesmo que pequeno – e compartilhar triunfos e desapontamentos é o verdadeiro significado do esporte. Sempre saiba trabalhar em equipe e se divirta trabalhando em conjunto para atingir o sucesso.

Fonte: http://www.ukad.org.uk/

Seu papel no esporte limpo