Aprenda na quarentena: Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte

Publicado em 24/06/2020 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

O tema abuso e assédio no esporte vem ganhando destaque no cenário esportivo internacional. Um dos casos recentes com grande repercussão veio à tona no ano de 2018, quando dezenas de atletas da ginástica artística da seleção dos Estados Unidos realizaram sérias denúncias ao ex-médico da seleção Larry Nassar. Todavia esse não é um caso isolado no que diz repeito à violência na formação de jovens atletas, inclusive quando tratamos do cenário nacional, em que a falta de regulamentação e protocolos preventivos na iniciação esportiva não contribuem para o combate desses casos.

Segundo o Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), a Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e ao Abuso Sexual estabelece sete categorias de violência: Violência Psicológica, Assédio Moral, Violência Física, Violência de Gênero, Negligência ou Omissão, Assédio Sexual e Abuso Sexual.

Nesse sentido, a fim de combater esses casos de violência no âmbito esportivo brasileiro, o Comitê Olímpico do Brasil (COB), por meio de sua plataforma de educação, o Instituto Olímpico Brasileiro, está disponibilizando o Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte (PEAAE). O curso é de realização obrigatória para atletas, ex-atletas e pessoas ligadas ao COB  que são o público alvo principal.  No entanto, os curso também permite a inscrição do público geral, sendo assim uma importante alternativa de conhecimento durante esse período de isolamento social.

Dessa maneira, o PEAAE tem como objetivo difundir o tema, contribuindo para a cultura de prevenção, enfrentamento e adoção de boas práticas, conforme a Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e Abuso Sexual, criada pelo COB em 2018.

As inscrições para o curso podem ser feitas através do link: https://projetosdiversosiob.asdnet.com.br/index.php

O objetivo do curso é mostrar como o assédio e o abuso podem se manifestar no meio esportivo, de que forma é possível reconhecer seus sinais e como as organizações podem enfrentar essas práticas. Além disso, outra intenção é explicar sobre ações de prevenção, denúncia, enfrentamento e acolhimento às vítimas.

O curso a distância, com carga horária de 30 horas, está estruturado a partir de videoaulas, conteúdo teórico, reflexões, avaliações objetivas e acesso a documentos de apoio. O conteúdo está dividido em quatro módulos principais: “O que é assédio e abuso?” – definições e categorias; “Reconhecendo os sinais” – como identificar casos de assédio e abuso; “Conhecendo o seu papel” – reconhecer, denunciar e prevenir; e “O que as organizações esportivas podem fazer” – como atuar na prevenção do assédio e abuso no esporte.

• Modalidades atendidas: todas.
• Nível: básico.

Fonte: COB. Disponível em: bit.ly/2YObVFr

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Comentários estão fechados

Videoteca

Palestra: Drogas ilícitas e regulamentadas entre atletas de rendimento | Semana do Conhecimento Palestra: Drogas ilícitas e regulamentadas entre atletas de rendimento | Semana do Conhecimento

06/07 Palestra: Drogas ilícitas e regulamentadas entre atletas de rendimento | Semana do Conhecimento