Subesp entrega Prêmio do Esporte Mineiro: noite teve 52 premiados

Publicado em 17/12/2019 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Nomes importantes para o desenvolvimento e prática do esporte mineiro estiveram presentes na última quarta, 11, na entrega do Prêmio do Esporte Mineiro, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes. Entre os presentes estavam esportistas consagrados e iniciantes, técnicos, familiares dos contemplados, presidentes de federações esportivas, representantes de empresas e autoridades de municípios de todo o estado. Ao todo foram entregues 52 medalhas para diversas categorias e 50 certificados para autoridades, federações e apoiadores de ações sociais por meio do esporte em Brumadinho.

O evento que aconteceu no Auditório JK, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, teve como objetivo reconhecer a disciplina e o esforço de atletas, técnicos, associações e eventos esportivos, projetos esportivos e sociais e personalidades de destaque no cenário esportivo mineiro.

Em seu pronunciamento de abertura, o Subsecretário de Esportes José Francisco Filho agradeceu aos clubes e associações esportivas pelo trabalho realizado em Minas Gerais. “Sem vocês o esporte fica manco. Vocês fazem um trabalho que, às vezes deveria ser do Estado, e vocês nos ajudam a executar o esporte em nosso estado”, afirmou o subsecretário.

Premiação fecha um ano de 5 medalhas parapanamericanas de Gabriel ( direita). Foto: ASCOM/SEDESE

Premiação fecha um ano de 5 medalhas parapanamericanas de Gabriel ( direita). Foto: ASCOM/SEDESE

O atleta paralímpico de natação e campeão parapanamericano de 2019, Gabriel Araújo foi homenageado como Atleta Destaque Paralimpico. Ele celebrou a premiação que fechou um ano de muitas medalhas, foram 5 nos Jogos Parapanamericanos de Lima. “Eu fico muito feliz recebendo essa premiação porque foi um ano muito difícil, mas que graças a Deus veio com resultados e ter esse reconhecimento, para mim, é muito gratificante”. O nadador também reconheceu o papel de ações como os Jogos Escolares de Minas Gerais em sua formação como atleta. “Foi onde eu comecei, em 2015 nos jogos escolares, onde conheci o mundo paralímpico, a paranatação. O Jemg me apresentou esse mundo de onde eu não quis mais sair e espero não sair tão cedo”, conclui.

Acostumado às grandes conquistas, o remador do Botafogo do Rio de Janeiro, Uncas Tales, também foi um dos premiados da noite. O bicampeão mundial sub-23 e medalhista pan-americano de 2019, reconheceu a importância do Prêmio do Esporte Mineiro. “Sempre é muito bom ter esse reconhecimento, é muito trabalho, muito esforço, não foi só um ano, não foi só um mês, desde que eu comecei a remar em 2011, é um prazer estar recebendo este prêmio ainda mais pelo estado onde eu nasci”, disse o remador.

Premiado como um dos Atleta Destaque, Uncas disse que o prêmio traz mais ânimo para o próximo ano, um ano de Jogos Olímpicos. “Olimpíada no meu esporte é muito difícil para quem é da América porque não é um esporte muito praticado, mas dá mais motivação ainda para ir atrás desse sonho no ano que vem”.

Na categoria Trajetória Esportiva, a homenageada foi Dona Laura de Oliveira. Laurinha, como gosta de ser chamada, é recordista mundial de natação nos 50 metros peito na categoria 100 a 104 anos. Ela comentou sobre o sentimento de receber a premiação junto a tantas outras marcas esportivas em sua vida. “É sempre uma honra receber homenagem, sempre é uma coisa boa e eu fico muito feliz, é muito gratificante”, disse dona Laura.

Municípios em destaque no ICMS Esportivo

Além dos atletas, outros membros da comunidade esportiva também foram homenageados. Pelo segundo ano consecutivo o município de Pitangui foi premiado como primeiro lugar no ranking do ICMS Esportivo. O secretário de esportes do município, Alexandre Moreno, falou sobre o trabalho esportivo desenvolvido na cidade que, segundo ele, promove cerca de 300 eventos esportivos por ano. “O trabalho em Pitangui é desenvolvido através desse recurso que a gente recebe do ICMS, e isso é importantíssimo para o município. Importante para que a gente possa trabalhar e consiga desenvolver os eventos”, disse.

Prefeito de Novo Oriente de Minas recebe premiação pela colocação no ranking do ICMS Esportivo. Foto: ASCOM/SEDESE.

Prefeito de Novo Oriente de Minas recebe premiação pela colocação no ranking do ICMS Esportivo. Foto: ASCOM/SEDESE.

Outro premiado da noite, pela sua classificação no ICMS Esportivo foi o município de Novo Oriente de Minas, com o segundo lugar no ranking. De acordo com o prefeito da cidade Fábio Rodrigues, o mecanismo é muito importante para a prática esportiva na cidade e ressaltou a importância do reconhecimento pelo prêmio. “Quando a gente ficou sabendo que estávamos em segundo lugar em Minas, foi uma satisfação muito grande em saber que o trabalho que está sendo desenvolvido foi reconhecido”.

O secretário de esportes da cidade Adalberto de Souza, falou sobre a importância do programa para o desenvolvimento esportivo da cidade e sobre as ambições para os próximos anos. “Isso vem oferecendo qualidade de vida principalmente para idosos, jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade”. Ele também ressaltou que o objetivo é continuar trabalhando para alcançar o primeiro lugar do ranking do ICMS Esportivo.

Projetos em destaque

Entre os projetos da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, o projeto Conexão SK8 foi um dos premiados. O projeto que hoje atende cerca de 210 alunos em Santa Luzia e Sete Lagoas, visa a iniciação ao Skate, pensando na base de formação de atletas para um novo esporte olímpico, atuando em praças e escolas. Rafael Diniz é presidente da Associação Natividade, executora do projeto. Segundo ele, o reconhecimento do prêmio veio em ótimo momento. “A gente ficou super satisfeito e fecha um ciclo do projeto. A gente começou no início do ano e agora no final do ano receber essa notícia é ver que trilhamos um caminho correto no projeto e é fechar com chave de ouro”.

Entre as empresas apoiadoras de destaque na Lei de Incentivo, a ArcelorMittal Brasil foi uma das premiadas. Adriana do Carmo é gerente de projetos sociais incentivados da Fundação ArcellorMittal. Segundo ela, a empresa aplica incentivos fiscais desde a década de 1980, repassando para projetos nas áreas de cultura, saúde  e por meio do esporte a empresa trabalha junto às comunidades onde há atuação da empresa. “Hoje são mais de 49 municípios onde a empresa está presente e ela trabalha com o foco de transformar o amanhã de Crianças e adolescentes”.

Os apoios a projetos esportivos atuam no relacionamento entre empresa e comunidade, gerando reputação positiva da instituição, relacionamento e transformação. Sobre o prêmio, Adriana comentou: “É importante falar sobre essa iniciativa da secretaria de reconhecer, de aproximar e trazer as empresas para próximo. É um orgulho muito grande, para a gente é importante ter essa proximidade com a Secretaria de Esportes, trabalhar juntos em prol de um objetivo comum, então é muito importante essa parceria. A gente recebe com muito orgulho e com muita alegria”, concluiu.

Confira a lista de premiados.

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Comentários estão fechados

Videoteca

IV SIGPE | Conferência: Temas emergentes que impactam na gestão das entidades esportivas IV SIGPE | Conferência: Temas emergentes que impactam na gestão das entidades esportivas

25/06 IV SIGPE | Conferência: Temas emergentes que impactam na gestão das entidades esportivas