21 atletas mineiros são convocados para os Jogos Parapan-Americanos.

Publicado em 10/06/2015 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou na última semana a relação dos convocados para representar o país nos Jogos Parapan-Americanos que serão realizados de 07 a 15 de agosto em Toronto, no Canadá. O Brasil levará para o evento um número recorde de 270 competidores, dos quais 21 são de Minas Gerais. Além dos atletas, o Estado será representado por sete técnicos, dois fisioterapeutas e um staff da bocha.

Vem da região do Triângulo o maior número de representantes mineiros. São 16 atletas que representam a Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu), o Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU), a Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e o Praia Clube. Os outros cinco convocados são de instituições de Belo Horizonte.

Destaques. Entre os mineiros, jovens atletas são esperança de bons resultados no Canadá. No atletismo, o CDDU inscreveu Rodrigo Parreira, de 22 anos, que defenderá a marca de 5,53 m no salto em distância, recorde mundial da classe T36 (classificação funcional para competidores com paralisia cerebral) alcançado em abril deste ano.

No halterofilismo, Minas Gerais será representado por atletas com currículo recheado de conquistas como o medalhista de ouro no Campeonato Mundial de Anões de 2013 Luciano Dantas, o campeão mundial de Halterofilismo Paralímpico de 2014 Rafael Vansolin e Rodrigo Rosa, medalhista de prata nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara em 2011 e no Rio em 2007.

Parapan. Esta será a quinta edição dos Jogos Parapan-Americanos. Nas duas últimas, a delegação brasileira ficou no topo do quadro de medalhas: em 2007, no Rio de Janeiro, e em 2011, em Guadalajara. Será também a maior competição paralímpica realizada no Canadá desde os Jogos Paralímpicos de 1976, que também foram disputados em Toronto.
Cerca de 1.600 atletas vindos de um número recorde de 28 países competirão em 15 modalidades, que serão qualificatórias para os Jogos Paralímpicos Rio-2016.

Mais uma vez o Brasil terá a maior delegação da competição. No grupo de convocados, 175 são homens e 95 mulheres.

Entre eles estará o nadador Daniel Dias, maior medalhista do esporte brasileiro, e que conquistou 11 medalhas de ouro no Parapan de Guadalajara, há quatro anos.

A edição 2015 dos Jogos Parapan-Americanos traz três mudanças em relação aos Jogos de Guadalajara, em 2011. A inclusão do rúgbi masculino e do vôlei sentado feminino e o retorno do futebol de 7 masculino, para atletas com paralisia cerebral.

Matéria: Renata Silva/Setes MG

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Comentários estão fechados

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais