A sala de aula de educação física é um ótimo lugar para incorporar uma série de conceitos de educação em saúde, mas queremos ter cuidado para não tirar o componente atividade física da classe. Isto significa que precisamos ser criativos na maneira em que nós ligamos as atividades que fazemos em sala de aula com aplicações do mundo real que os nossos alunos precisam. Abaixo você encontrará uma lista de sugestões e recursos para seis grandes áreas em que podemos incorporar os conceitos de educação para a saúde em nossas aulas de educação física .
NUTRIÇÃO
Atividade física e nutrição são dois temas que devem caminhar lado a lado em relação aos nossos alunos. O adequado empenho dos nossos alunos na atividade física dependede uma correta ingestão nutricional, considerando que estudantes que não estão comendo bem, não têm bom desempenho. Mas, isso é apenas parte do problema. Nós precisamos incorporar a educação nutricional em nossas salas de aula Aqui estão algumas sugestões :
– Desenvolver uma “caçada” a nutrição
Ao longo da semana levar algum tempo cada dia (5 a 10 minutos) discutindo um grupo de alimentos. Depois de ter feito isso com todos os grupos alimentares, tome 20 minutos e os alunos realizam uma caçada no ginásio. Tire fotos recortadas de revistas ou réplicas de alimentos, e espalhá-los em torno do perímetro do ginásio ou espaço aberto de grande porte. Usando o centro como uma base, chamar diferentes alimentos ou grupos de alimentos e que os alunos corrida para encontrar os alimentos e devolvê-los à base. Como sequência, você pode orientar os alunos a construir uma refeição saudável com o material encontrado, de acordo com as exigências nutricionais de atividades específicas (Atividades aeróbias e anaeróbias por exempl o). Este conceito pode ser facilmente modificado para estudantes de todas as idades e habilidades.
USO DE DROGAS
Ensinar os alunos sobre os efeitos do abuso de drogas é um desafio, mesmo com as melhores ferramentas. No entanto, com um pouco de criatividade e podemos incorporar alguns conceitos simples e duradouros em nossas aulas de atividade física. Você não tem que ser um especialista em drogas, mas um pouco de atualizações sobre elas deve ser realizada, através de sites de pesquisa, livros, artigos e revistas.
Depois de ter revisto um pouco, você pode introduzir alguns destes temas em suas classes. Não baseie a discussão sobre as drogas e como elas são usadas, mas apresente aos alunos os efeitos colaterais que algumas dessas drogas têm sobre o desempenho. Por exemplo, para simular os efeitos do abuso de álcool através de atividades em que os alunos participem (Exemplo: Os alunos têm de girar em torno de de si 10 vezes, e depois tem que completar uma série de tarefas, como atirar uma cesta ou jogar uma bola para um amigo).
DOENÇAS CRÔNICAS
Os estudantes de hoje estão familiarizados com os termos do câncer, doenças cardíacas e diabetes, mas eles reamente compreendem a relação entre atividade física (falta de) e essas patologias? Para melhorar a compreensão dos seus alunos você pode selecionar uma doença a cada mês, e colocar em cartazes nas salas de aula, ou no próprio ginásio. Ter mini-discussões sobre os temas, ligando a atividade física diária e como ela ajuda a prevenir a doença. Aqui está uma lista de Observações de Saúde Nacional (EUA) ,que podem ser encontrados fazendo uma simples pesquisa na web.
Janeiro – Mês da Conscientização da tiróide
Fevereiro: mês americano do coração, Mês Nacional do Consumidor Sábio Saúde
Março – Mês Nacional da Nutrição
Abril – Mês da Conscientização das DSTs, Mês Nacional de Proteção Facial, Mês de Segurança dos Olhos em Esportes.
Maio – Mês da Conscientização da Artrite
Junho – Mês da saúde dos homens
Julho – Mês da Conscientização da Artrite Juvenil
Agosto – Mês da Conscientização Nacional de Imunização
Setembro – Mês Nacional da Educação sobre Colesterol, Mês da consciência da Obesidade Infantil
Outubro – Mês da Consciência do Câncer de Mama
Novembro – Mês da Consciência do Diabetes, Mês da Consciência do Câncer de Pulmão
Dezembro – Semana Nacional de Conscientização de lavar as mãos
A prevenção de lesões
Para enfatizar a prevenção de lesões em educação física, normalmente falamos sobre a importância do aquecimento adequado, alongamento, atividade e desaquecimento. Mas como podemos dar um passo adiante, e além da segurança do esporte? Em primeiro lugar, começar com a segurança do esporte. Em vez de imediatamente ir a prática , com acessórios e equipamentos, devemos dedicar algum tempo para explicar as características de segurança e regras associadas com todos os tipos de equipamentos desportivos – desde os materiais usados para fazer o equipamento, a sua utilização e os cuidados adequados. Você pode, então, “trabalhar em conceitos” de prevenção de lesões pessoais em casa, explicando como pode afetar o movimento, equilíbrio e segurança pessoal.
SAÚDE MENTAL
Conceitos de saúde mental geralmente são ensinados brevemente nas salas de aula de Ciências e Biologia. Trabalhando nos efeitos positivos do exercício sobre a saúde mental, em sua descrição da importância de ser ativo, é um grande começo para ensinar aos alunos a ligação entre a saúde mental e exercícios. Os alunos também podem ser desafiados a modificar jogos para acomodar pessoas de diferentes habilidades.
SAÚDE DO CONSUMIDOR
Um dos componentes mais importantes da educação física é saber como usar corretamente os equipamentos. Para a maioria de nós, quando pensamos em equipamentos, nossos pensamentos vão para bolas, luvas, tacos e outras ferramentas. Mas o que dizer sobre os calçados ou a roupa que vestimos? Quanto tempo você gasta nas suas aulas falando sobre a importância da roupa? Ou o que dizer de equipamentos esportivos em casa? Tomando alguns minutos para cobrir um mito do consumidor da semana pode ser uma ótima maneira de ampliar a visão dos seus alunos, e ensinar-lhes a importância de fazer escolhas de consumo inteligente.
Por: Christopher M. Ledingham e Phillip K. Conatser.
(Trad. Fábio Mendes Teófilo)
Endereço: http://www.pelinks4u.org/articles/conatserLedingham12_11.htm