A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes (Subesp), em parceria com o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizou o “Balanço GEEM 2021”, evento de encerramento do primeiro ciclo do programa Gestão do Esporte nos Estados e Municípios (GEEM), que ocorreu em 29/9.
O GEEM é um projeto em desenvolvimento que tem por objetivo realizar o levantamento dos aspectos quantitativos e qualitativos do esporte promovido pelas secretarias estaduais e municipais. A partir desse levantamento, está sendo estruturada uma base de dados sobre as políticas esportivas do país, de modo a produzir informações que possam ser utilizadas pelos gestores na elaboração, implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas para o esporte nos estados e municípios.
Através do evento “Balanço GEEM 2021”, realizado de forma virtual, as entidades levaram um feedback do projeto. O seminário contou com cinco palestrantes que expuseram os dados que comprovam o quanto foi de extrema importância a mobilização das Regionais para com o GEEM.
De acordo com a coordenadora do Observatório do Esporte, Luiza Cupertino, a mobilização do GEEM, por meio das capacitações realizadas ao longo do ano de 2021, contribuíram imensamente para o ingresso das regionais no projeto. Ao todo, foram realizados quatro encontros de capacitações, nos quais se obteve um resultado de 100% de aproveitamento, pois, dos municípios que participaram de todos os encontros, 100% fizeram o cadastro no programa.
O Superintendente de Integração e Segurança Alimentar e Nutricional, Henrique Oliveira Carvalho, falou um pouco sobre a importância da parceria das regionais com o esporte. Segundo o gestor, as integrações das Regionais com a Sedese dentro do território são feitas “a partir da oferta de apoio técnico aos municípios na temática de desenvolvimento social e da articulação e mobilização dos atores municipais”.
Ademais, também foram apresentados, pelo professor Fernando Mezadri, da Universidade Federal do Paraná, os dados presentes no Power BI do IPIE (Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva) em que é possível acompanhar a quantidade de municípios cadastrados no GEEM, a porcentagem dos municípios mineiros inscritos e seus preenchimentos por UF, entre outras informações importantes que você pode conferir clicando aqui.
Para uma adesão ainda melhor no ciclo de 2022, foi proposto ao final do evento um espaço de diálogo e planejamento em conjunto para que fosse possível um aprimoramento por meio das sugestões dos gestores presentes. Nesse momento, foram realizados pelos participantes comentários bastante positivos a respeito dos feedbacks. Além disso, os gestores fizeram contribuições com ideias relevantes para o Ciclo do ano de 2022, como, por exemplo, a criação de cards informativos que possam ser enviados aos municípios esporadicamente como forma de incentivo ao cadastro no projeto, como indicou Manuel Rodrigues Afonso, da regional Sedese Metropolitana. Outra proposição, feita pela gestora Gabriela Neto, da regional de Poços de Caldas, foi sobre a importância de um feedback aos municípios.
Juliano, da Regional de Diamantina, ressaltou a importância do GEEM para o desenvolvimento da temática de esporte nos municípios, pois, segundo ele, o projeto proporciona um cenário, enquanto estado, de promover ofertas de acordo com a realidade dos Municípios, respeitando a particularidade de cada um deles.
O GEEM encerrou o ciclo de 2021, entretanto, as regionais e os municípios também podem consultar os status de preenchimento do cadastro por meio do link “Big Brother”: http://www.inteligenciaesportiva.ufpr.br/site/index.php/gestao-do-esporte/
Outras informações podem ser solicitadas via e mail: observatoriodoesporte@social.mg.gov.br
Conheça o IPIE: http://www.inteligenciaesportiva.ufpr.br/site/