Este estudo teve como objetivo investigar se e como o esporte praticado nas aulas de Educação Física reproduz os padrões e exigências do esporte de alto rendimento, e quais implicações dessa possível reprodução. De modo específico, o eixo do estudo aponta para uma possível utilização de características básicas do esporte de alto rendimento na escola e suas consequências para a formação de gostos e habitus, nos termos de Bourdieu. A partir de uma revisão de literatura dos conceitos de esporte e de três interpretações acerca do fenômeno, conforme os modelos de Brohm, Guttmann e do campo esportivo de Bourdieu, construíram-se as bases para a pesquisa. Sobre este último modelo, à medida em que as características desse campo e o habitus apareceram, percebeu-se um grande potencial para a confirmação da distinção no contexto da prática da Educação Física na escola, na perspectiva de uma reprodução. As informações obtidas por intermédio de entrevistas com professores da rede pública de ensino e observações de aulas práticas de Educação Física em turmas do ensino fundamental, apontaram que o discurso dos professores diverge da sua prática pedagógica, vez que além da habilidade motora e da aptidão física, fatores econômicos e sociais distinguem os estudantes entre si no ambiente escolar, além de permitir identificar uma perspectiva de reprodução de características do esporte de alto rendimento na Educação Física escolar, a qual nas interpretações de Brohm, Guttmann e de Bourdieu já estavam presentes.
Endereço: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14728
Por: Rafael Correia Herdeiro.
2013