A Secretaria de Estado de Esportes abriu, nesta semana, as inscrições dos Jogos de Minas Gerais 2016. A competição, que envolve atletas e equipes federados, busca o fortalecimento esportivo dos municípios do interior, a potencialização do esporte de rendimento e o surgimento de atletas que possam representar o estado nas principais competições nacionais e internacionais.
Podem se inscrever nas disputas de basquete, futsal, handebol e vôlei , através do site dos Jogos, municípios, entidades esportivas e atletas de todas as cidades mineiras. O prazo para inscrição encerra-se de acordo com a data de participação na etapa microrregional, que acontece em duas datas. Para os municípios e atletas que forem disputar a primeira fase da competição entre 20 e 24/04, as inscrições podem ser feitas até 21 de março. Aqueles que forem competir na microrregional de 25 a 29 de maio, podem se inscrever até 14 de abril. A divisão das oito microrregionais nas duas datas será divulgada em breve pela comissão organizadora do evento.
Além das inscrições, também estão disponíveis no site o regulamento geral e os regulamentos específicos das modalidades coletivas, três notas oficiais e o cronograma de execução dos Jogos.
Serão disputadas nos Jogos de Minas Gerais 2016 as modalidades de atletismo, atletismo PCD, bocha paralímpica (mista), ciclismo speed, ciclismo mountain bike, natação, natação PCD, judô, karatê, taekwondo e xadrez, basquetebol, basquete em cadeira de rodas, futsal, handebol e voleibol, nos naipes feminino e masculino.
Os Jogos de Minas Gerais são executados pela SEESP em parceria com as federações esportivas mineiras e contam com o apoio das prefeituras municipais.
Novidades. Os Jogos de Minas Gerais 2016 contarão com algumas mudanças com relação à competição do ano passado.
A nota oficial 001 prevê isenção de taxas de filiação e de mensalidade para as prefeituras que irão se vincular às Federações Esportivas Mineiras para participar dos Jogos.
Já a nota oficial 002 anistia de qualquer punição as equipes municipais que foram penalizadas nos Jogos de Minas Gerais 2015 e suspensas em 2016. Os atletas, técnicos e dirigentes punidos em 2015 terão suas punições mantidas para este ano.
Secretaria de Estado de Esportes (SEESP)