Atividade física durante o inverno proporciona menor desgaste ao corpo

Publicado em 24/08/2016 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

(Foto: Getty Images)

Assim como em outras épocas do ano, no inverno praticar atividade física exige cuidados especiais para garantir que o treino tenha resultado eficiente e não prejudique a saúde da pessoa. Os benefícios para o corpo são consideráveis, especialmente pelo menor estresse metabólico proporcionado pelas temperaturas mais baixas, porém, alguns cuidados devem ser redobrados, orienta o educador físico Douglas Miranda.

Para o personal Douglas Miranda, o clima não deveria influenciar no hábito de praticar atividade física, mas o fato é que com a queda da temperatura cai também a motivação de muitos que praticam atividade física.

Ele classifica o inverno como a melhor época para se treinar e destaca que 9ºC é a temperatura ideal para a prática de corrida, de acordo com pesquisas sobre parâmetros metabólicos, citando a Maratona de Berlim – Alemanha, onde a temperatura média na época do evento varia de 9ºC a 11ºC e atletas quebram recordes mundiais na distância disputada.

Miranda ainda ressalta a importância da frequência da atividade física em todas as estações do ano e orienta sobre os cuidados que devem ser tomados no inverno como roupa adequada e principalmente hidratação, tendo em vista que normalmente a umidade relativa do ar fica mais baixa nesta época do ano. “No tempo seco e frio o suor evapora antes de escorrer pelo corpo, por isso as pessoas não acreditam que estão se desidratando, mas é preciso se reidratar”, orienta Miranda.

Fonte: Portal Educação Física

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Comentários estão fechados

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais