Mais de 200 atletas de elite do Brasil serão submetidos a testes de doping e também terão um acompanhamento a partir do mês de março/2015. Os atletas serão monitorados através do sistema virtual da Agência Mundial Antidopagem (WADA- sigla em inglês), com login e senha, esses monitoramentos terão ciclos de 90 dias nos quais os atletas prestaram informações de onde estarão e ainda informar o dia em que será realizado o teste.
A ABCD (Autoridade Brasileira de Combate de Dopagem) com o intuito de conscientizar e combater a prática de dopagem irá realizar seminários com assuntos relacionados à dopagem para que os atletas tirem as dúvidas que rodeiam este processo e também possa entender a necessidade do combate à dopagem.
O Secretário Marco Aurélio Klein, explica que “É de grande importância que o atleta saiba que o que vale em uma competição é talento, treinamento e força de vontade, e que não há substâncias ou métodos estranhos”.
A Autoridade Brasileira de Combate de Dopagem – ABCD, criada em julho de 2011 é responsável pela prevenção e combate do doping no nosso país, em suas competências estão à divulgação de substâncias e métodos proibidos no esporte, zelar pelo cumprimento da legislação acerca do doping, representar o Brasil internacionalmente em matérias relacionadas ao controle de dopagem, gerar base de dados e conhecimentos sobre os casos de dopagem, entre outros. A ABCD busca promover uma consolidação da consciência da prática do esporte de forma limpa buscando despertar nos atletas a ética e valores que rodeiam as práticas esportivas.
Fonte:
http://www.esporte.gov.br/index.php/fique-por-dentro/67-lista-fique-por-dentro/49918-mais-de-200-atletas-brasileiros-passarao-por-testes-periodicos-de-dopagem-a-partir-de-marco
http://www.abcd.gov.br/sobre