Representando o Brasil nos Jogos Pan-Americanos Juniores, que acontecem em Assunção, no Paraguai, os atletas da Associação Trampolim Contagem contam com um apoio essencial: os recursos provenientes da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, política pública que permite que empresas contribuintes do ICMS patrocinem iniciativas esportivas aprovadas pelo governo de Minas Gerais.
O Projeto Ginástica de Trampolim Contagem, referência na modalidade no país, é executado pela Associação de Ginástica de Trampolim de Contagem (AGTC), em parceria com a Prefeitura Municipal de Contagem, com investimentos da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.
Cristina Trópia, coordenadora-geral do Projeto, comentou sobre o papel da articulação entre o terceiro setor e o poder público para o desenvolvimento do projeto:
“A parceria entre o terceiro setor, com a Associação da Ginástica de Trampolim de Contagem, o poder público, com a Prefeitura de Contagem, a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, e o setor privado, com a Belgo Arames e Fundação ArcelorMittal, contribui para o sucesso do projeto Trampolim Contagem, pois possibilita que sejam oferecidas escolinhas de esportes e estrutura adequada para o treinamento de atletas de alto rendimento.”
Na última terça-feira (12), durante as provas, os atletas de Contagem demonstraram, na prática, os resultados desse investimento. No trampolim individual feminino, Maria Luiza Marcante conquistou o terceiro lugar, garantindo a medalha de bronze. No trampolim sincronizado, Maria Luiza e Julia Rocha alcançaram a 4ª colocação. Já no masculino, Wallace Celestino e Gabriel Sousa (Minas TC) também ficaram em 4º lugar.
“Nos jogos Pan-Americanos Juniores, três dos quatro atletas que representaram o Brasil, eram de Contagem. Tivemos a alegria de conquistar uma medalha, no trampolim individual, o que fortaleceu o mérito do Projeto Trampolim Contagem.”
Com o apoio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, o projeto mantém sua estrutura de treinos, adquire equipamentos de ponta, cobre despesas com viagens e garante que jovens talentos tenham a oportunidade de competir em alto nível. “Sem o mecanismo da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte tudo seria muito difícil. O esporte é muito caro, participar de competições internacionais é muito caro, e os atletas precisam dessas experiências na sua formação”, destacou Cristina.
Ainda não conhece a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte? Clique aqui e acesse o site!
O desempenho da Associação Trampolim Contagem evidencia a importância do investimento contínuo e estruturado nas práticas esportivas. Por meio desse apoio, o esporte se transforma em ferramenta de oportunidade, desenvolvimento social e orgulho para Minas Gerais e para o Brasil.
E as conquistas não param nos Pan-Americanos Juniores! A modalidade ainda tem outros eventos, como o Campeonato Brasileiro, o Sul-Americano e o Mundial, todos ainda neste ano. Acompanhe o site da Federação Mineira de Ginástica e fique por dentro dos eventos: https://cbginastica.com.br/federacoes/14/federacao-mineira-de-ginastica
Acompanhe o Projeto Ginástica de Trampolim Contagem!
https://www.trampolimcontagem.com/
https://www.instagram.com/trampolimcontagem/
O Observatório do Esporte de Minas Gerais divulga informações e oportunidades à comunidade esportiva. Os conteúdos e opiniões expressas não representam o posicionamento deste Observatório ou da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.