Depois de ser direcionado a atletas de alto rendimento, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com instituições ligadas à educação profissional, como Educando seu Bolso, Sebrae, Senac, Newton Paiva e Utramig, decidiu aproveitar as fases mais avançadas dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) para que sejam feitas inscrições para o curso de educação a distância Minas Atleta: Pós-Carreira.
Depois de ser direcionado a atletas de alto rendimento, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com instituições ligadas à educação profissional, como Educando seu Bolso, Sebrae, Senac, Newton Paiva e Utramig, decidiu aproveitar as fases mais avançadas dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) para que sejam feitas inscrições para o curso de educação a distância Minas Atleta: Pós-Carreira.
O material foi desenvolvido pelas Subsecretarias de Esportes e de Trabalho e Emprego, tem carga horária de 30 horas e é realizado, integralmente, na modalidade a distância, por meio da plataforma Moodle. O curso conta com seis módulos direcionados a aspectos específicos da carreira profissional e desde 19 de fevereiro, quando teve suas inscrições abertas, já atendeu mais de 140 atletas. A margem de aprovação do curso atingiu mais de 78%, já que os alunos atribuíram notas entre 9 e 10.
“Durante a pandemia desenvolvemos diversas ações online visando manter o atendimento ao nosso público no período de isolamento. O curso Minas Atleta: Pós-Carreira foi um deles”, afirmou o superintendente de Programas Esportivos, Frederico de Oliveira Motta Pessoa.
De acordo com o superintendente, o JEMG é uma oportunidade para que os estudantes/atletas e os demais envolvidos na competição tenham acesso a esse rico material.
“O conteúdo vale para quem já se aposentou, para quem está no final de carreira, para quem está iniciando o alto rendimento e, também, para os estudantes/atletas dos nossos Jogos Escolares. Este é um tema que, além de ser importante em todos os segmentos, quanto mais cedo nos preocuparmos, maiores as chances de visualizarmos as possibilidades e escolhermos os melhores caminhos”, continuou.
As inscrições podem ser feitas no próprio site da Escola Virtual do Observatório do Esporte (https://ead.observatoriodoesporte.mg.gov.br/), contando inclusive com o auxílio do tutorial que pode ser acessado clicando aqui.
A elaboração do curso também teve a colaboração de ex-atletas e profissionais relacionados ao esporte como José Francisco Filho (Pelé do Vôlei), Samuel Dutra de Souza, Marlon Muraguti Yared, Alexandre Ramos Samuel (Tande, medalha de ouro em Barcelona) e Márcio Rezende Freitas.
A qualificação foi pensada como forma de conscientizar os atletas amadores ou de alto rendimento para o momento da aposentadoria, tendo em vista que esses profissionais enfrentam enormes desafios e incertezas ao longo da carreira.
Durante o curso, os inscritos vão contar com informações sobre os diferentes aspectos da carreira no esporte, bem como sobre as oportunidades e alternativas de geração de renda e inserção no mercado de trabalho. A conclusão da qualificação deve ocorrer em até 120 dias após a inscrição.
Confira os módulos do curso:
I – Carreira Esportiva
O processo de desenvolvimento das fases da carreira esportiva e os impactos do fim do seu fim na vida do atleta.
II – Perfil Profissional
A importância da elaboração de um projeto de vida e carreira, explorando as capacidades, aptidões e valores individuais, e do desenvolvimento de uma marca pessoal para se destacar profissionalmente.
III – Formação Profissional
A relevância da formação para o desenvolvimento profissional e as instituições de referência.
IV – Conquistando uma Vaga de Emprego
Os desafios para a busca do primeiro emprego e noções básicas para se preparar para entrevistas profissionais.
V – Educação e Planejamento Financeiro
Os conceitos básicos da educação financeira e a importância do consumo consciente, do planejamento e da disciplina para o orçamento pessoal ou familiar.
IV – Empreendedorismo
A pertinência dos conceitos básicos de empreendedorismo e plano de negócios para se destacar no mercado de trabalho.
Mais informações pelo e-mail: observatoriodoesporte@social.mg.gov.br. Se deseja conhecer mais sobre os esportes no Estado, acesse o site do Observatório do Esporte e da Escola Virtual do Observatório do Esporte (https://ead.observatoriodoesporte.mg.gov.br/).
Fonte: Sedese – Adaptado. Acesso em 31/05/2022.