O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) realizará uma grande ação para mobilizar gestores, atletas e o grande público em torno dos cuidados com a saúde ocular na prática esportiva, tanto em competições de alta performance quanto em grupos amadores. Intitulada “Visão no Esporte”, a campanha terá seu auge no dia 11 de fevereiro (sábado), a partir das 10 horas. Na oportunidade, ocorrerá uma maratona transmitida pelo canal da entidade no Youtube com a exibição de entrevistas, debates e depoimentos com esclarecimentos sobre o tema.
Na avaliação do presidente do CBO, Cristiano Caixeta Umbelino, é comum que as pessoas associem a prática esportiva e de exercícios físicos ao cuidado com a saúde, no entanto, pouca atenção é voltada à saúde ocular. Pensando nisso, a campanha abordará assuntos pouco discutidos pelo grande público, com uma programação onde serão esclarecidas dúvidas sobre uso de óculos de proteção, o impacto de erros refrativos no desempenho esportivo, a indicação de cuidados nas atividades ao ar livre e as medidas para evitar traumas oculares, entre outros.
Programação – Com uma grade de assuntos pensada para atingir diferentes públicos, a campanha Visão no Esporte promoverá ainda debates em torno de políticas públicas. Dentre os participantes, estão previstas as participações de representantes do Ministério da Saúde e dos Conselhos de Secretários de Saúde (de Estados e dos Municípios), assim como porta-vozes de entidades médicas, de confederações desportivas de várias modalidades e especialistas no assunto. Nestas rodadas, pretende-se identificar alternativas para ampliar o acesso da população ao atendimento oftalmológico, o que pode oferecer maior segurança à saúde dos praticantes.
Na programação também estão previstas as presenças de atletas, influenciadores e médicos especialistas que vão falar sobre a interação entre a saúde ocular e o esporte. Dentre os assuntos pautados estão a importância do acompanhamento oftalmológico, da adesão aos hábitos saudáveis e dos cuidados com a visão durante a prática de atividades físicas. Questões como primeiros socorros em caso de trauma ocular, avaliação de atletas de alta performance e papel das equipes multidisciplinares nesses atendimentos também serão analisados.
Canal – A maratona Visão no Esporte será transmitida no canal oficial do CBO no YouTube durante todo o dia, a partir das 10h, em 11 de fevereiro. Acesse www.visaonoesporte.com.br e confira mais detalhes no site oficial da campanha.
A Visão no Esporte conta com o engajamento de inúmeros voluntários de diversas áreas da saúde e do esporte. Além dos profissionais, diversas entidades, públicas e privadas, celebridades, influenciadores digitais e esportistas de renome empenharam apoio à iniciativa. A realização da iniciativa conta com o apoio institucional da Johnson & Johnson.
Fonte: Assessoria de imprensa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)