No esporte, a captação de recursos é um procedimento que possibilita a obtenção de financiamento para projetos esportivos. Esse financiamento pode ser feito de diversas formas, seja através de patrocínios, parcerias ou doações.
No âmbito federal, a captação de recursos para projetos esportivos pode ocorrer via Lei de Incentivo ao Esporte – LIE (Lei nº 11.438/06). Essa legislação permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos desportivos ou paradesportivos.
Não conhece a Lei de Incentivo ao Esporte? Clique aqui e acesse a cartilha do Governo Federal!
Já no contexto estadual, a captação de recursos pode ser tanto pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, quanto pelos demais editais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esporte (Subesp).
A captação de recursos para o esporte é importante porque permite o financiamento de projetos desportivos e paradesportivos, contribuindo para o fomento e desenvolvimento do esporte.
Com o objetivo de auxiliar as organizações da sociedade civil a utilizar ferramentas de gestão de recursos, a Escola Aberta do Terceiro Setor disponibilizou o curso gratuito online “Captação e Gestão de Recursos”.
Clique aqui para acessar o curso!
A capacitação aborda a importância do uso de ferramentas de gestão, visando um acompanhamento assertivo dos resultados da captação.
O Observatório do Esporte de Minas Gerais divulga informações e oportunidades à comunidade Esportiva. Os conteúdos e opiniões expressas não representam, o posicionamento deste Observatório ou da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.