O Comitê Olímpico do Brasil (COB), através da sua área de educação, o Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), abriu inscrições para os cursos do núcleo Formando Campeões para o Esporte e para a Vida. A iniciativa faz parte do Programa de Carreira do Atleta (PCA) e busca atender às necessidades dos jovens atletas e dos envolvidos em sua carreira esportiva. As inscrições podem ser feitas neste link.
O programa é destinado a atletas entre 12 e 17 anos, além de todos aqueles que fazem parte de sua rede de apoio, como familiares, responsáveis, treinadoras e treinadores. O projeto Formando Campeões para o Esporte e para a Vida, lançado em 2021 com apenas um curso, foi reestruturado e agora é composto por seis cursos, que ficarão disponíveis ao longo do ano no site do COB. São eles:
• O esporte e os estudos;
• Orientação à saúde;
• Apoio à preparação mental;
• Planejando a carreira do atleta;
• Valores Olímpicos para a vida;
• Alcançando a igualdade de gênero no esporte.
No dia 25/06, o COB irá realizar uma reunião on-line com algumas Organizações Esportivas para conversar sobre a carreira do jovem atleta e dar mais informações sobre os cursos que compõem o núcleo Formando Campeões para o Esporte e para a Vida.
O programa é estruturado a partir de vídeos, conteúdo teórico, reflexões e exercícios. Os seis cursos que compõem o núcleo buscam oferecer conhecimentos sobre como organizar melhor o tempo entre treinos, competições e estudos; como cuidar da alimentação para obter um melhor rendimento; como lidar com as emoções; como planejar a carreira de atleta e como praticar os Valores Olímpicos e inspirar outras pessoas.
Os cursos serão totalmente gratuitos e online. Todos trarão dicas valiosas de profissionais do esporte, além de depoimentos de atletas olímpicos. Além disso, terão modelos de calendários para ajudar a organizar o plano de estudo.
Ao final de cada um dos cursos, haverá um quiz para saber se o conteúdo foi absorvido. Depois de finalizado, o participante deverá preencher um formulário eletrônico de feedback para receber o certificado de conclusão.
Fonte: Comitê Olímpico do Brasil. Acesso em: 20/06/2024