
Doze times disputam o troféu do Campeonato Mineiro 2018 (Foto: Divulgação FMF)
O Campeonato Mineiro começa nesta quarta-feira, com cinco jogos no primeiro dia do torneio. Times da capital e do interior do estado já iniciaram a preparação para chegar à final da competição, que neste ano tem algumas mudanças em relação à edição do ano passado.
O novo formato mantém as 11 rodadas na primeira fase. O que muda é a disputa das quartas de final na qual os oito primeiros times, entre os 12 concorrentes, se classificam. As disputas pelas vagas nas semifinais terão jogo único e os 4 melhores posicionados passam para a próxima fase. Os donos das melhores campanhas têm a vantagem de jogar em casa e em caso de empate, a vaga será definida nos pênaltis. As duas piores equipes ao final da fase classificatória são rebaixadas para o Módulo II.
A semifinal e a final seguem com jogos de ida e volta. Os clubes de melhor campanha na primeira fase fazem a segunda partida decisiva em casa. Ao todo, são 16 datas da competição, que terá sua final no dia 8 de abril.
Os clássicos também já estão definidos, bem como os mandos de campo. Cruzeiro e América fazem o primeiro derby às 17h do dia 4 de fevereiro, no Mineirão. No dia 18, será a vez do Coelho mandar o clássico contra o Galo, às 16h, no Horto.
Em março, no dia 4, Atlético e Cruzeiro fazem o superclássico que, inicialmente, está marcado para o Independência.
Doze times participam do Campeonato Mineiro deste ano. Além do Boa Esporte (Varginha) e Patrocinense (Patrocínio), que subiram do Módulo II, o Mineiro deste ano conta com Atlético-MG (Belo Horizonte), atual campeão, Cruzeiro (Belo Horizonte), América-MG (Belo Horizonte), Tupi (Juiz de Fora), URT (Patos de Minas), Tombense (Tombos), Uberlândia, Caldense (Poços de Caldas), Villa Nova (Nova Lima) e Democrata (Governador Valadares).
Observatório do Esporte de Minas Gerais