
Pelo terceiro ano consecutivo, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) se unem para trabalhar em prol da capacitação do jovem atleta brasileiro. Até o dia 08 de janeiro de 2026, atletas medalhistas dos Jogos da Juventude poderão se candidatar a vagas para o curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp. O curso funciona no campus II da universidade, localizado em Limeira.
A oportunidade se dá através do programa “Vagas Olímpicas” da Unicamp, que também oferece oportunidades para os destaques em outras Olimpíadas do Conhecimento. A cada ano um novo edital será divulgado com novas vagas para os desportistas da competição organizada pelo COB. As inscrições e o edital para duas vagas abertas podem ser acessados através do site. Para se candidatar a uma das vagas, o aluno deve ter cumprido todo o Ensino Médio.
A Unicamp é uma universidade pública, portanto seus cursos são gratuitos, a partir dos acessos que os jovens participam (vestibular, Enem, etc.). Mas, para permanência adequada, a Unicamp possui diferentes tipos de apoio aos estudantes. Nesse sentido, outro passo importante da Unicamp na valorização do esporte foi a criação de uma Diretoria de Esporte, que em 2026 também oferecerá bolsas para alunos atletas e treinadores em desenvolvimento.
A parceria entre o COB e a Unicamp não se limita a esta ação. As instituições trabalharam em conjunto em outras ações como o Programa MIRA – Treinadoras, reforçando o compromisso de incentivar o esporte feminino e ampliar o número de treinadoras (e futuramente gestoras) no esporte de Alto Rendimento.
Todas as informações sobre o processo seletivo para as bolsas aos atletas dos Jogos da Juventude podem ser acessadas no edital.
Fonte: Comitê Olímpico do Brasil. Acesso em: 13/01/2026 (adaptado)








